quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Deputado Ronaldo Medeiros denuncia crime de agricultor em Penedo

Olívia de Cássia – Repórter

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) foi o primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna da Assembleia, na sessão de ontem, 23, na hora do expediente. Com a presença de 22 deputados no plenário, ele denunciou o assassinato do agricultor Marcelo Brandão da Silva, ocorrido no dia 12 de novembro, no município de Penedo.

Segundo o deputado do Partido dos Trabalhadores, a motivação do crime teria sido a posse de terras na Ilha do Jegue, onde residem 27 famílias de posseiros. Medeiros afirmou que o assassinato do agricultor foi um crime anunciado.

“O crime do agricultor Marcelo Brandão foi o terceiro atentado sofrido pela vítima, que chegou a pedir para ficar presa, pois só assim teria sua vida garantida; mesmo assim o delegado de Penedo (Rubens Natário) não tomou nenhuma providência para que este crime não acontecesse”, protestou o deputado.

Segundo o petista, estas famílias de posseiros da Ilha do Jegue residem e plantam lavoura de subsistência, criam animais domésticos e algumas poucas cabeças de gado, bem como pescam; atividades estas, que lhes garantem a sobrevivência.

O deputado acrescentou ainda que, de acordo com os relatos que lhe chegaram, o crime foi praticado por pessoas ligadas a Luziene Idalino. Ele disse ainda que acompanha o caso há mais de dez anos e que a próxima audiência sobre o caso acontecerá no dia 30 de novembro, na Comarca de Penedo. .

PARA ENTENDER O CASO

Em 1999 Euclides Idalino Vasconcelos e seus familiares, proprietários de uma fazenda denominada Ilha das Ervas, que se localiza na parte continental do município de Penedo, decidiram propor uma ação de reintegração de posse com a finalidade de agregar a Ilha do Jegue à fazenda Ilha das Ervas.

“O processo de reintegração tramita na comarca de Penedo desde o ano de 1999 e a partir de abril desse mesmo ano, uma filha de Euclides passou a ser a representante da família junto à ação de reintegração”, conta Ronaldo Medeiros .

O deputado observa que, a partir da entrada no processo de Luziene Idalino, “uma fazendeira que tem muitas terras em Penedo, aquelas 27 famílias vivem dias de horrores”. O assassinato do agricultor Marcelo Brandão da Silva aconteceu no último dia 12 de novembro, depois de o agricultor ter sofrido três atentados.

Outro posseiro, de nome Francisco, também teve uma porta de vidro de sua residência alvejada por duas oportunidades, gerando além do prejuízo financeiro, grande apreensão em sua família.

APARTE

Em aparte ao depoimento do petista, o deputado Gilvan Barros (PSDB) disse que a denúncia do deputado Ronaldo Medeiros é grave. “Tenho certeza que a cúpula da segurança e o governador (Teotonio Vilela) não compactuam com isso. Sou da bancada do governo, mas é preciso garantir que essas pessoas tenham o direito assegurado, Penedo é o berço da cultura, a violência não condiz com o povo da cidade”, disse Barros.

O deputado Ronaldo Medeiros retomou sua fala e disse que esteve com o delegado Marcílio Barenco e foi bem atendido pelo delegado. “Imediatamente ele adotou alguma medida e disse que o policial já é conhecido pela cúpula da segurança”, finalizou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...