quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Falta de energia interrompe sessão na ALE

O blecaute aconteceu no momento em que o deputado JHC fazia cobranças à Mesa Diretora

Olivia de Cássia – Repórter
(Texto e foto)

Faltou energia novamente na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira, 30, na hora da sessão ordinária, no momento em que o deputado João Henrique Caldas (PTN) utilizava a tribuna da Casa para fazer uma cobrança à Mesa Diretora.

Com a presença de 19 parlamentares, o deputado JHC fez a leitura do requerimento que promete encaminhar à Mesa Diretora solicitando a relação de servidores da Assembleia, bem como aqueles que recebem a Gratificação de Dedicação Exclusiva.

Outra cobrança e reclamação de João Henrique foi com relação a gastos extras que teriam aparecido em seu gabinete. No momento da fala do parlamentar, faltou energia na Assembleia e houve um pequeno desentendimento entre o deputado do PTN e o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), que segundo testemunhas pediu para que JHC o respeitasse.

Passava treze minutos das 16h quando a sessão foi interrompida; a energia voltou às 17h38 e os deputados estão em reunião a portas fechadas.

O COMEÇO

A sessão de hoje já começou depois do prazo regimental, às 15h23; o horário previsto pelo regimento interno da Casa é 15h15. Na hora do expediente, o deputado Ricardo Nezinho fez a leitura dos vários projetos chegados à Casa, um deles é o projeto que estabelece prioridade a idosos para aquisição de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

Já o deputado Olavo Calheiros (PMDB) repercutiu artigo assinado pelo ex-governador Ronaldo Lessa, em O Jornal, edição de ontem, que aponta, por meio de números do anuário do Ministério da Justiça, o grande número de homicídios em Alagoas.

Segundo o parlamentar do PMDB, o índice aponta que o Estado registra o dobro de assassinatos que os mais violentos. "Só que o governo estadual não reconheceu os índices de violência como um caso grave", afirma Calheiros, com base no texto assinado pelo ex-governador.

Na Ordem do Dia, os deputados apreciaram projetos que, na sua maioria, já foram aprovados em primeira votação, além de requerimentos para execução de obras tanto na capital quanto no interior de Alagoas. A exceção é o projeto de origem governamental que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel pertencente ao Ipaseal, com o objetivo de construir imóveis populares para servidores públicos estaduais.

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) protocolou projeto que obriga a realização do “Teste do Coraçãozinho” em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Estado de Alagoas.

Segundo o projeto, o “Teste do Coraçãozinho” (oximetria de Pulso) é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida.

“Antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada”, explica o deputado do PT.

Compareceram à sessão: o presidente Fernando Toledo (PSDB), Olavo Calheiros (PMDB), Ronaldo Medeiros (PT), Ricardo Nezinho (PMDB), Severino Pessoa (PPS), Joãozinho Pereira (PSDB), Temóteo Correia (DEM), Judson Cabral (PT), Isnaldo Bulhões (PDT), Jeferson Morais (DEM), Flávia Cavalcante (PMDB), Marcos Madeira (PT), João Henrique Caldas (PTN), Luiz Dantas (PMDB), Jota Cavalcante (PDT), Antonio Albuquerque (PT do B), Dudu Holanda (PSD), Gilvan Barros (PSDB) e a deputada. Thaíse Guedes (PSC). (Com informações de Sessão Pública)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...