segunda-feira, 28 de novembro de 2011

III EPA teve pouco público, mas foi animado

Fotos de Olívia de Cássia-26-11-2011
Por Olívia de Cássia

O III Encontro com Palmarinos Ausentes (EPA), realizado no sábado, 26, não teve o público esperado pelos organizadores da festa, mas foi um evento animado. A festa reuniu palmarinos nas dependências da Escola Mário Gomes de Barros, em União dos Palmares e apesar dos problemas foi um encontro de confraternização e harmonia.

Segundo Ladorvane Cabral, idealizador e organizador do EPA, o número de participantes esse ano foi menor, porque a festa aconteceu em um sábado e começou às 10h. Da mesma forma que muitos nativos trabalham no comércio de União ou da região não puderam comparecer.

Outro fato que também pode ter contribuído para o número pequeno de participantes foram outros eventos que estavam acontecendo na cidade, como motocross e encontros religiosos, mas isso não diminuiu o ânimo daqueles que compareceram.

Para Maria das Graças Barboza (Gagacia), palmarina que sempre está presente no EPA, “os palmarinos ‘ausentes` como também os presentes continuam a não prestigiar o evento`”. Ela observa que com relação aos anos anteriores, em questão de organização, a festa foi muito boa esse ano, mas faz alguns questionamentos.

“Por que a ausência dos palmarinos? O que está faltando? O que precisa ser mudado? São perguntas que precisam ser analisadas e respondidas para descobrir onde está a falha”, mas, não podemos desanimar”, argumenta.
O III EPA foi embalado ao som de Djalma Belarmino (o Dija Som), e a Banda Contágio Tropical, que é conhecida em vários estados e tem um repertório diversificado. Os músicos relembraram sucessos das décadas de 70, 80, 90 e atuais. Também o grupo local afro Dandara fez uma apresentação na festa, lembrando as raízes africanas.

A decoração do ambiente foi feita pelo arquiteto lajense Zé Maria, que teve a ideia da ampliação das fotos antigas de União, pertencentes ao acerto de Maria Mariá. Também o painel gigante com a foto da antiga estação ferroviária, com a música A Estação, de Roberto e Erasmo foi de autoria de Zé Maria.

No local foi servido um almoço, antes da premiação dos contemplados com o troféu a Terra da Liberdade e ainda teve internet disponível para quem levou seu computador portátil. As fotos do evento serão disponibilizadas nas redes sociais.

Receberam o troféu A Terra da Liberdade , dona Vandete Soriano, a poeta Maria Pureza Amorim, a professora Maria Helena Melo Rabelo, o vice-prefeiro Adeildo Sotero e Adelice Gomes Peixoto. Que venha o 4º EPA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fica difícil, quando presenciamos a alegria, o entusiasmo, o incentivo... dos presente no evento, não pensar no 4º ENCONTRO COM PALMARINOS AUSENTES.

QUE VENHA E 4º EPA E MUITOS OUTROS.

DEUS ABENÇOE PARA QUE ASSIM SEJA.

Ladorvane Cabral.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...