quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Museu do Vô mantém vivas as tradições populares de Viçosa

Fotos: André Misael
Com assessoria


O Centro de Tradições Populares Synfrônio dos Passos Vilela (Museu do Vô), em Viçosa, conta a história do município e suas tradições culturais. Na ala da comunicação estão expostas peças que retratam a evolução dos meios de comunicação na cidade. O museu reserva ainda espaços para a exposição de vestimentas típicas dos folguedos e de eventos anuais, de artigos religiosos e folclóricos, entre outros itens.

Aberto à visitação pública às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, o museu é mantido pelo vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela, o Vô, garantindo a preservação de toda a tradição popular da cidade e seus filhos ilustres. Situado na Praça Apolinário Rebelo, em frente ao Obelisco, o Museu do Vô leva o nome de Synfrônio dos Passos Vilela, pai do proprietário do Centro de Tradições Populares.

“As peças eram mantidas por Salete. Ela quem fez muitas das coisas que aqui estão expostas, como essas bonecas de folguedos, o Hino de Viçosa em bordado. Está faltando muita coisa que eu tenho guardado em casa e ainda vou trazer pra cá”, disse o vice-prefeito, que fala entusiasmado e com orgulho do seu trabalho e de sua falecida esposa em manter o museu e preservar as manifestações populares viçosenses e alagoanas.

O acervo do Museu do Vô comporta, em média, 2.500 peças, das mais variadas. Dentre elas destacam-se livros de autores viçosenses, alagoanos, nacionais e estrangeiros, distribuídos em três estantes. Os folguedos que ainda sobrevivem em Viçosa são mostrados em peças de barro, ferro, madeira, resina, plástico e tecido. O dia a dia do Engenho Ingazeira é retratado em miniaturas da casa de farinha e do engenho de cana-de-açúcar que funcionavam na propriedade.

Segundo a assessoria, também há inúmeras fotografias, mostras de artesanato, lembranças de personalidades da cultura popular local, mural dos falecidos ilustres e amigos do Vô, além de portfólios contando a história da cidade. Um enorme chapéu de guerreiro, manifestação folclórica símbolo do município, ostenta a grandiosidade do veio cultural de Viçosa.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...