quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Operação Divisa gera discurso de deputados

Olívia de Cássia – Repórter

A Operação Divisa da Secretaria de Defesa Social, nas ações de combate à criminalidade em todo o Estado, foi tema do discurso do deputado Dudu Holanda (PSD), na tarde desta terça-feira, 8. O deputado foi aparteado em vários momentos pelos seus colegas de parlamento.

Dudu destacou a realização, em Maceió, de um encontro entre todos os secretários de Segurança Pública do Nordeste (exceto o Maranhão), para definir as diretrizes da Operação Divisa, que tem por objetivo impedir a entrada de drogas e armas em Alagoas.

Os trabalhos começaram em caráter experimental pela Polícia Militar nas divisas de Alagoas com os Estados da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco. No primeiro semestre desse ano, Dudu Hollanda fez um apelo ao governo do Estado para que se fosse tomada uma iniciativa dessa natureza e propôs a realização de concurso na área de segurança.

“Proponho que haja concurso público para toda a Polícia Militar, para 1. 500 vagas de soldado a coronel”, disse ele.

O deputado do PSD foi aparteado pelo deputado João Beltrão (PRTB), que falou da Operação Mundaú. “Antes da Operação Mundaú – chamada de Operação me dá um – não havia operações em Alagoas. O que está faltando aqui é pulso, é determinação e dar incentivo aos policiais a irem atrás dos bandidos”, disse Beltrão.

JB disse que a Polícia Civil junto com a Polícia Militar “não está preparada e muitas vezes e é punida. Votei no governador Teotonio Vilela, mas a segurança pública está péssima. Em Coruripe se mata todo dia”.

Falta interesse, disse ele, criticando as ações dos direitos humanos no Estado, dizendo que não vão à casa das vítimas para ampará-las. “Vão à casa dos bandidos”, acusou Beltrão. O deputado Jeferson Morais (DEM) também aparteou Hollanda e disse: “Não temos policiais para fazer segurança, como vamos fazer patrulhamento de fronteiras?”, indagou Morais.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) disse que o que acontece na segurança em Alagoas é a falta de planejamento “é todo um contexto. Estive em Pernambuco e o Estado vizinho conseguiu diminuir a violência em 40%. Começou a mapear há dois o projeto é reconhecido internacionalmente. Alagoas é campeã ao contrário, andamos com medo dos bandidos, os bandidos não tem medo da polícia. Paulo Jacinto tem dois policiais, fica um de mannhã e outro à tarde.

O deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) disse que as reclamações sobre a insegurança que todos vivem , basta cruzar as ruas dos bairros mais pobres. “A matéria é para especialistas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...