sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

À beira do caos

Olivia de Cássia - jornalista

Mortes com requintes de crueldade, assassinatos diários nas ruas, roubos, assaltos, violência urbana, espancamentos e mortes às mulheres, maus-tratos aos idosos, corrupção e improbidade administrativa. Estamos vivendo em uma sociedade doente; dizem os sociológos que isso está acontecendo por conta da crise profunda do capitalismo, pode ser.

A gente acorda de manhã para ir ao trabalho e não tem segurança nas ruas, as pessoas já amanhecem o dia mal-humoradas. Se você dá uma esbarrada é capaz de apanhar mesmo pedindo desculpas, não existe tolerância com o outro. Tenho vivido com medo ultimamente, já que meu equilíbrio está tão comprometido.

No trânsito é uma loucura total, muitos carros nas ruas, engarrafamentos quilométricos e um perigo. Tem gente que descarrega toda a sua raiva e adenalina de avenida afora. Essa semana um motorista matou um motoqueiro por conta de desentendimentos, enquanto trafegava na rua.

A gente escuta as pessoas xingarem umas às outras, a mãe do outro, sem nem conhecer quem está ofendendo; esbravejam e saem por aí destilando toda a raiva que sentem do mundo. São pessoas de mal com a vida.

A sociedade precisa ser repensada, estudada e encontrada soluções para tanta impaciência. Há estudos para isso. Se eu não respeito a pessoa que está próxima de mim, como posso exigir que eu tenha um tratamento cordial?

O mundo mudou. Estamos no século XXI, de altas tecnologias, tudo informatizado, ou quase tudo, mas parece que estamos esquecendo do nosso interior. Começa pelo local de trabalho; se eu não me comporto de forma harmoniosa e amável, como posso exigir respeito e consideração por parte das outras pessoas?

O mundo caminha cada vez mais para a excelência na área de descobertas cientíticas, mas a humanidade não foi sábia, ainda, para resolver as questões de conflitos que desencadeiam em guerras.

O poder transforma as pessoas; tem gente que não sabe lidar com isso e basta subir um degrau mais elevado na pirâmide social, se torna arrogante e insuportável. Tudo besteira. Assumir o poder, seja ele qual for, não é para qualquer pessoa. O poder é efêmero, quem está por cima hoje pode cair a qualquer momento e vice versa.

Estamos às vésperas de uma nova eleição, embora seja uma eleição municipal, o pleito envolve todo mundo: deputados, senadores, governadores e muitos outros atores. Os conchavos, as negociações e alianças já começam a aparecer na mídia, mas no frigir dos ovos, os diretórios municipais dos partidos não têm autonomia para uma decisão definitiva.

Os partidos vivem subordinados ao comando estadual. É aquele dito popular “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. No interior do Estado essa briga é mais feia e as coisas acontecem de acordo com o que rezam os caciques dos partidos. A briga é de titãs, mas espero que aconteça de forma amistosa, obedecendo as regras do bom convívio. Que a pena nos seja leve!

Um comentário:

Ladorvane Cabral disse...

Uma bela crônica, opinião inteligente e bastante equilibrada. Tenho certeza que é o problema de milhares de pessoas que não tem sequer direito de um veículo de comunicação para pedir ajuda ou desabafar como eu também tenho feito.

Parabéns Cássia.

Ladorvane Cabral

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...