terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos-O Relâmpago

Uma sessão extraordinária ocorrida na noite desta segunda-feira 26, na Câmara Municipal de União dos Palmares, aprovou o Projeto de Lei 024/2011 que estima a receita e fixa a despesa do Orçamento Anual do Município de União dos Palmares para o exercício financeiro de 2012, no valor de R$ 89.910.440,00 . Um aumento de mais de 30 milhões em relação ao orçamento deste ano, que foi cerca de 54 milhões.

Os dez parlamentares estiveram presentes a esta sessão e a maioria usou a tribuna da Casa de Hermano Plech, após a aprovação do orçamento, para tecer críticas à recente entrega das casas do Programa da Reconstrução, ocorrida terça-feira 21, em União. Na fala dos vereadores, houve aproveitamento político por parte de autoridades presentes à cerimônia de entrega.

Também na fala dos vereadores, o Governo do Estado errou ao entregar essas casas sem a documentação de todos os que seriam beneficiados, pois naquele dia foram prometidas 365 casas, mas só algumas foram entregues, o que gerou na última sexta-feira, 23, a revolta dos desabrigados não beneficiados, que estavam debaixo de barracas, fecharem a BR-104 e conseguir a entrega de suas moradias.

“O governador foi infeliz nessa entrega, se ele sabia que não era a hora de entregar essas casas, deixasse para outro dia”, destacou o vereador Alan Elves, que criticou o fato de algumas moradias terem sido entregues sem a infraestrutura necessária. “Esse vice-governador é um irresponsável”, disparou o parlamentar em relação a José Thomaz Nonô.

Essa última sessão do ano legislativo de 2011, também foi marcada por agradecimentos e balanço de mais um ano dos vereadores naquela Casa. Momentos de discussões acaloradas e embates entre os parlamentares foram lembrados. “Estamos num campo democrático, as discussões são salutar”, disse o vereador Edvan Correia (Bobo).

A imprensa local foi lembrada nas palavras dos vereadores, pelo seu trabalho de acompanhar as sessões daquela Casa e divulgar em seus respectivos veículos de comunicação.

Bruno Praxedes, Presidente da Câmara Municipal

O presidente da Câmara, vereador Bruno Praxedes, fez um balanço deste ano e destacou alguns projetos importantes que foram aprovados naquele Poder, como o Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários públicos do município, a aprovação do Projeto do Concurso Público Municipal e outros. Bruno frisou a importância da realização de inúmeras audiências públicas, que discutiram assuntos importantes para o município.

Ainda em sua fala, Bruno Praxedes agradeceu aos funcionários daquela Casa e falou de projetos para o próximo ano, como a regulamentação de horário para realização de eventos na cidade, e a questão do transporte de universitários que estudam em Maceió. Além de outros projetos que estão sendo trabalhados para o ano que vem.

O recesso parlamentar iniciou na noite desta segunda-feira, 21, e volta às suas atividades normais em 15 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...