segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Passeio no Parque nasce com muita festa na Serra da Barriga



Por João Paulo Farias – Texto e Fotos (O Relâmpago)

Após quase um mês do término das festividades ao dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, sediou durante o dia deste domingo 18, o Projeto Passeio no Parque, que pretende a cada mês, realiza naquele solo sagrado, uma maior aproximação e resgate da cultura quilombola às pessoas que visitam o local.

O projeto foi elaborado pela representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, junto a Associação dos Grupos Culturais de União, (Agrucenup) e Grupo Espírita Santa Barbara (Guesb) e contou com o apoio de empresários e comunidade palmarina, que mesmo em pequena quantidade, esteve na Serra prestigiando o evento.

Segundo a ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, esse projeto é o começo de uma luta pela valorização da cultura afro, já que a Serra da Barriga foi palco de uma das maiores lutas pela liberdade. Mãe Neide, que também é responsável pelo funcionamento do restaurante do Parque, através do Guesb, lembra que a iniciativa tende a crescer. “A mulher que está à frente de tudo isso precisa de nossa ajuda, estamos juntos”, disse, referindo a Genisete Sarmento, representante da Fundação Palmares em Alagoas.

Para Djalma Rosendo, presidente da Agucenup, a valorização dos grupos culturais do município, foi um marco para realização desse evento. Djalma destaca a iniciativa da atual representante da FCP/AL que esteve reunida com esses grupos para traçar os segmentos do projeto.

Com o intuito de proporcionar uma maior aproximação dos palmarinos e visitantes da história e cultura afro, Genisete de Lucena Sarmento, que está há quatro meses a frente da representação da Fundação Palmares no estado, disse está confiante que o Passeio no Parque cresça e com isso a Serra da Barriga e a história do Quilombo dos Palmares não fique restrita ao mês de novembro e tenha visibilidade durante todo o ano.

Genisete agradece ao empenho dos grupos culturais que se apresentaram neste domingo lá na Serra, todos de forma gratuita. “Acredito que a união da FCP/AL, Agrucenup e Guesb, frente a esse projeto vai dá certo, vamos insistir”. Concluiu.

Quem esteve neste domingo visitando a Serra da Barriga, pode prestigiar as apresentações do Grupo de Capoeira Candeias, do Grupo de Percussão do Projeto Inaê, do Coco de Roda da Mestra Nena e da Banda Afro Revolução que encerrou as festividades nesse primeiro dia do Passeio no Parque.

O Restaurante Kúuku-Wàana (Banquete Familiar) esteve funcionando com um cardápio afroindígena, que agradou a todos.

Para Luciene Peixoto, a iniciativa é louvável, porém a população deveria prestigiar mais esses eventos. Uma forma de maior participação popular, segundo ela, seria através de grande divulgação. Já a professora Elisângela Almeida, diz que se cada um que veio hoje trouxesse consigo mais uma pessoa para o próximo evento, a quantidade de expectadores se multiplicariam.

As crianças que compõe o grupo do Coco de Roda estavam bastante felizes após sua apresentação. Os mesmos se divertiam pelo Parque Memorial e conheciam um pouco do significado daquele lugar. “Eu mesmo não queria mais sair daqui”, disse uma garota, que estava deitada ao lado da estátua do líder negro Zumbi, junto de seus colegas.

O Projeto Passeio no Parque terá sequência no próximo mês e pretende ser realizado durante todo o ano. Em breve será divulgada a data e programação dos eventos que virão em breve.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...