segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Retrospectiva

Olívia de Cássia - jornalista

O ano começou com dificuldades, tristeza e alguns desafios, para mim, mas está terminando com muita esperança e superação. Os impedimentos foram não só no lado financeiro, mas na saúde também.

No lado profissional, ainda mantenho acesa aquela chama e entusiasmo do princípio, embora que ao longo da vida a gente vá acumulando algumas decepções. Mas temos que seguir nos fortalecendo diante das dificuldades, sejam elas de que tipo for.

Exercer minha profissão com dignidade, profissionalismo e muito amor sempre foi a minha prática de vida. Hoje, mesmo com o avançar da idade, ainda me entusiasmo exercendo a missão, principalmente se ela for ir às ruas em busca daquilo que nos alimenta que é a notícia, seja ela de qualquer editoria.

No Estado, o ano termina com balanços negativos na segurança: queima de ônibus, arrastões, roubos e mortes por conta do tráfico de drogas. A popualção alagoana está ficando em pânico.

Sexta-feira me assustei ao entrar num ônibus da linha Benedito Bentes via Trapiche e poucos minutos depois tive que descer, assustada com o início de uma discussão entre quarto homens que estavam com latas de cerveja na mão e outro passageiro. Assustada, pedi ao motorista para parar o ônibus e desci. Fiquei aguardando outra condução par air ao trabalho, na Tribuna Independente.

Hoje pela manhã, o governador Teotonio Vilela Filho foi entrvistado pelos jornalistas Gilvan Nunes e Michele Graziera, no Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta e ficou um pouco na saia justa, ao ser questionado sobre os problemas que Alagoas está enfrentando: falta de segurança, contratação de mais policiais, entrega das casas aos desabrigados das enchentes de 2010, entre outros temas.

Téo disse que os alagoanos vão poder fazer suas compras de Natal ‘com tranquilidade’. A declaração do governador foi dada um dia após a onda de boatos de assaltos e arrastões que fizeram várias lojas do Centro de Maceió fechar as portas e ônibus pararem de circular.

Segundo Téo, em encontro reente de governadores do Norte-Nordeste, gastou-se cerca de três horas debatendo a questão da violência que, segundo ele, está espalhada por todo o País, não é só um “privilégio” nosso.

Teotonio Vilea disse que o Estado vem combatendo a violência em sua gestão e que investimentos na segurança estão sendo feitos. O governador disse ainda que foi na gestão anterior, de Ronaldo Lessa, que a violência disparou.

Seja lá por que motivo for ou onde tenha começado, governador, é preciso que algo seja feito. Tome decisões enérgicas, privilegie os votos que recebeu dos alagoanos, que confiaram no seu potencial de gestor. Precisamos resgatar nossa autoconfiança, hoje tão fragilizada.

Precisamos resgatar a nossa certeza de que fizemos a coisa certa quando o elegemos para comandar os destinos do nosso Estado. Abra mão um pouco desse jeito tucano de governar com lentidão e nos dê essa certeza de que podemos sair de casa sem pânico e sem desespero, com medo da bandidagem que assusta e que nos prende a cada dia mais nas quarto parede dos nossos lares.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...