segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Devoção e fé na procissão do mastro em União dos Palmares

Fotos dde Olívia de Cássia
Mastro da festa ameaça cair e assusta devotos palmarinos

Olívia de Cássia – Repórter

A Devoção e a fé que movem os palmarinos foi demostrada novamente neste domingo, 15, na procissão do mastro da festa de Santa Maria Madalena. Milhares de pessoas acompanharam o evento, que este ano está completando 177 anos e faz parte do calendário turístico-religioso do município. O mastro foi doado pelo empresário Eduardo Pedrosa e tem quase 25 metros.

No local da concentração, na Rua Juvenal Mendonça, muita gente se aglomerou e aproveitou para se confraternizar e rever os amigos que moram fora da cidade. Uma banda de pífano da cidade de Murici tocou e acompanhou em cima de um carro durante todo o percurso.

Ciclistas, cavaleiros e amazonas, motos, carroças, pessoas a pé e até quadricículo acompanharam a procissão. Fé e religiosidade, um sentimento em cada rosto que foi cumprir com a sua obrigação de religioso, pagando penitências e promessas.

Pessoas aproveitaram para registrar a procissão, com celulares, máquinas e filmadoras. O professor da Ufal Zezito Araújo também fez o percurso fazendo filmagem do evento.

Seu Benedito Valeriano, um senhor de quase setenta anos, disse que faz tempo que acompanha a procissão. “Vim a pé, moro no Sitio Pedra Branca e vim demostrar minha fé”, disse ele, que estava acompanhado da esposa, dona Maria, já idosa e maltratada pela lida na roça.

A assistente social Nádia Seabra mora em União há 20 anos e durante todo esse tempo acompanha o evento, disse que já é uma tradição e que admira a festa pela capacidade de o povo mostrar a sua fé.

“Cada ano aumenta o número de pessoas que acompanham a procissão do mastro. Vejo como um evento importante para a renovação da fé; é um ato religioso que se mistura com o profano, mas em nenhum interior do Estado tem uma procissão assim”, destaca Nádia.

Gidelson Guilherme é professor e coordenador da Unipar em Murici e também foi acompanhar a procissão. Ele disse que é a primeira vez que vai ao evento e que estava emocionado. “É a primeira vez que venho acompanhar a procissão e estou emocionado. A história de Santa Maria Madalena é de entrega a fé que ela tinha em Deus”, disse o professor.

Após a bênção do padre Iranjúnior o cortejo saiu em direção à Praça Basiliano Sarmento, percorrendo várias ruas da cidade. Exaustos, os homens que carregavam o mastro chegaram à praça e na hora da subida uma das tesouras (paus que erguem o mastro sustentados por cordas) quebrou e ele ameaçou desabar.

Com o susto que todos que estavam na praça tiveram, chegou a ser anunciado que uma pessoa tinha ficado ferida, mas tudo não passou de um boato. Por conta da informação, algumas pessoas se retiraram do local com medo e outras choravam emocionadas.

Segundo a tradição da festa, quando algum incidente acontece no erguimento do mastro de Santa Maria Madalena é porque alguma coisa desagradável vai acontecer na cidade, ou durante ou depois do evento.

No percurso de quase Três quilômetros, alguns participantes da procissão informaram que o mastro ameaçou cair várias vezes, assustando os homens que o carregavam. O calor estava insuportável e um senhor passou mal, quando chegou à praça, exausto do esforço que fez no transporte do mastro.

Esse ano o tronco de árvore cortada foi maior do que nos outros anos, segundo os moradores da cidade. Antes da procissão, o mastro ficou exposto e alguns palmarinos aproveitaram para escrever seus pedidos, agradecimentos e colocar fitas no mastro pintado de azul.

Os padres Iranjúnior e Francisco, da paróquia local, recepcionaram o padre Emilio que veio do Canadá participar da festa. Padre Emílio junto com o padre Donald foi pároco de União por muitos anos e voltou a morar no Canadá. Emilio foi muito assediado pelos palmarinos que queriam fotografá-lo e saber das novidades do padre.

Políticos como o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), o prefeito Areski Freitas (PTB), o presidente da Câmara de Vereadores do município, Bruno Praxedes (PSDB), o médico Beto Baía, candidato a prefeito na eleição passada, vereadores e outras autoridades também prestigiaram o evento.

No próximo dia 23 haverá a procissão da bandeira, que será erguida no mastro e nela ficará as nove noites de festa que só acaba no dia 2 de fevereiro, com a procissão das charolas, que saem da Igreja Matriz junto com Santa Maria Madalena e percorrer também várias ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...