quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

I Conferência Municipal de Transparência Pública é realizada em União dos Palmares

Foto de João Paulo Farias
Olívia de Cássia, com informações de João Paulo Farias – O Relâmpago

Ontem, 14, o município de União dos Palmares realizou a primeira Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social, coordenada pela Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com os municípios.

Segundo o site O Relâmpago, as propostas que foram discutidas e votadas no evento nasceram da discussão de quatro itens temáticos, sobre os mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública.

A Conferência aconteceu na escola Mário Gomes de Barros, centro da cidade e reuniu pessoas da comunidade que foram representar diversos segmentos da sociedade civil e poder público, coo sindicatos, associações e outras entidades.
Para Marcos Lobos, diretor administrativo da Prefeitura de União e presidente da

Conferência Municipal, “a sociedade precisa participar ativamente das questões do controle social e com isso trabalhar no combate à corrupção”, disse ele.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), Fabiana Alexandre, criticou a pouca participação da sociedade civil que compareceu ao evento e disse que ela “a sociedade civil é a base fundamental de fiscalização e controle social. Muitos cobram, mais na hora de participar e propor mudanças se ausentam”, observou.

Finalizados os debates e votações de propostas, foram eleitos vinte delegados que encaminharão as 20 propostas a Conferência Estadual, que acontece no próximo, 30 de março em Maceió.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...