quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Livro em homenagem ao monsenhor Donald é lançado em União

Foto de José Marcelo
Por Olívia de Cássia, com informações do blog do José Marcelo

No domingo, 5, a escritora Maria Madalena Barros de Menezes lançou em União dos Palmares seu livro ‘Contículos’. O livro faz uma homenagem ao monsenhor Donald Robert Macgillivray, que foi pároco do município durante décadas e era muito querido dos palmarinos. O lançamento do livro foi na Matriz de Santa Maria Madalena e teve a presença de centenas de moradores da cidade.

Segundo o blog do José Marcelo, Madalena Menezes é natural da Tanque d’Arca, mas mora em Arapiraca deste 1961, onde leciona Literatura Brasileira há 35 anos pela Universidade Estadual de Alagoas. Madalena contou ao blog que “não esperava lançar o livro em União, mas quando mandou um exemplar para Jacivania, ela se encarregou de providenciar o lançamento na terra de Don”, como era chamado o monsenhor pelos amigos.

A escritora também contou ao blog do Marcelo que conheceu o monsenhor Donald por intermédio de um padre de Arapiraca e ficou encantada com sua simplicidade e o carinho que ele tinha com todos a sua volta. Desde 1970, quando prestou vestibular para o curso de Letras da Ufal, Madalena teve contato com ele. Muitas vezes compareceu aos seus aniversários em União e algumas vezes ele a visitou no LUA (Lar da Universitária Alagoana).

Além de ‘Contículos’, onde colheu alguns depoimentos sobre o monsenhor, Madalena é autora dos livros “Historinhas em torno de um pastor e seu rebanho”, “Vidas em oferenda” e é organizadora do livro “Recado aos meus irmãos”. Por sua incursão na literatura, ela faz parte da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) há dez anos. (Mais informações no blog do José Marcelo, no link http://www.jmarcelofotos.com/2012/02/autora-lanca-livro-em-homenagem-ao.html)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...