quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Última noite da festa de Santa Maria Madalena será muito concorrida

Fotos de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia - jornalista

Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, é a última noite da tradicional festa de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares. É o maior evento turístico religioso do município e da região da Zona da Mata alagoana e é comemorado há 177 anos atraindo palmarinos e visitantes de todas as partes do Brasil e do exterior.

Nesta quinta-feira, o evento religioso termina com a procissão das charolas, que terá mais 20 santos desfilando pelas ruas da cidade, inclusive a padroeira, que é a última a sair da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, emocionando os fiéis e fortalecendo ainda mais a fé dos palmarinos, todos os anos.

No dia 24 de janeiro foram iniciadas as novenas e os shows artísticos que levam centenas de palmarinos e visitantes à principal praça da cidade. Durante os intervalos dos shows aconteceram os bingos. A festa conta também com parque de diversões, que depois da reforma da Praça Basiliano Sarmento, ficam armados na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte. Além do parque a festa tem barracas de comidas, bebidas e de vendas de souvenir, pescarias, tiro ao alvo, entre outras atrações. O leilão de gado é outra atração da festa.

A ornamentação das charolas, normalmente, é patrocinada por comerciantes e pessoas físicas da cidade que moram no município ou que vêm de fora para prestigiar a festa, como é o caso do advogado Dácio Ferreira, que todos os anos se desloca do Rio de Janeiro para prestigiar a terra natal.

À noite a programação festiva terá Banda Aloha, Michael Sullivan e Frank Aguiar, além de palco alternativo armado em frente à AABB de União. Foram nove noites de comemorações, confraternização e alegria para o povo da cidade, apesar de alguns problemas surgidos todos os anos, no que se refere à organização, disposição das mesas, excesso de barulho e sujeira nos banheiros, que não comporta a demanda das noites de festa.

Apesar disso, a festa de Santa Maria Madalena é notícia em muitos lares por aí a fora e merece todo o nosso respeito.

Um comentário:

Roseane Mendonça disse...

Quanto tempo! Há quase 30 anos que não vejo essa linda festa, mas amanhã estarei lá com minha mãe e amigos da terra, além da "Famosa Jornalista Olívia de Cássia"!

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...