domingo, 26 de fevereiro de 2012

Violência em União dos Palmares causa medo à população da cidade

Foto de Oivia de Cássia
Rua Juvenal Mendonça, antiga Rua do Castelo Branco, em União dos Palmares; população da coidade está amedrontada


Por Olívia de Cássia, com João Paulo Farias

O clima de insegurança, provocado pela violência desenfreada que se instalou em União dos Palmares está deixando a população palmarina apavorada. Uma série de assassinatos foram cometidos na cidade, desde o Carnaval.

Segundo informações da polícia local, publicadas nos sites da cidade, numa única semana foram sete assassinatos. O clima de insegurança e medo está tomando conta da população do município.

Por conta dessa insegurança, os moradores estão se mobilizando para discutir a questão. Hoje à noite, na Praça Costa Rego, haverá uma reunião que foi convocada pelo Facebook por algumas lideranças.

Segundo informações de moradores da cidade, além dos crimes, também ocorreram tiroteios no centro e periferia da cidade, denunciados amplamente nas redes sociais. A insegurança no município faz com que a população se torne refém do próprio medo.

“Em maio do ano passado, o juiz Igor Figueiredo, preocupado com a violência no município, realizou uma audiência pública, que contou com uma pequena parcela da sociedade, além do delegado, o comandante do segundo batalhão da Polícia Militar, o prefeito, um vereador e a imprensa local”, conta João Paulo Farias, do site O Relâmpago.

Na reunião, segundo João Paulo, ficou acordado que o prefeito do município, Areski Freitas (PTB), enviaria à Câmara de Vereadores projeto de lei criando o Conselho Municipal de Segurança e que instalaria um sistema de monitoramento por câmeras. “Haveria um trabalho em parceria com a polícia”, diz ele.

Quase um ano se passou após essa reunião e o Poder Executivo não enviou o projeto de lei ao Poder Legislativo municipal, segundo Farias, ações que amenizariam um pouco a situação. João Paulo observa em O Relâmpago que a segurança pública funciona com parcerias entre os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, “como pensou à época da audiência o juiz Igor Figueiredo”, destaca.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...