quinta-feira, 1 de março de 2012

Deputado Fernando Toledo é reeleito para a Mesa Diretora da ALE

Fotos de Olívia de Cássia - arquivo - 18-10-2011


Por Olívia de Cássia


Apenas a chapa encabeçada pelo deputado Fernando Toledo (PSDB) apresentou inscrição para participar da eleição da Mesa Diretora, acontecida na Casa de Tavares Bastos, na tarde desta quinta-feira, 1º de março. Diferente do que tinha anunciado o deputado Ronaldo Medeiros (PT) não se inscreveu para o pleito.

A sessão foi pautada por falas com direito a bate-boca entre parlamentares, abstinência e votos de protesto. O deputado Fernando Toledo (PSDB) foi reeleito para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. Dos 21 deputados que votaram, ele obteve 19 votos. Dois parlamentares votaram em branco.

Segundo a assessoria da Casa, pelo Twitter, a votação se deu de forma secreta, mas de acordo com os pronunciamentos, as posições individuais foram externadas. Antes da votação alguns deputados fizeram uso da fala, para defender a antecipação da eleição da Mesa Diretora, ou para criticar.

Bancadas de situação e oposição discursam, tendo como tema único a eleição da Mesa Diretora da Assembleia. Após a sua reeleição, presidente Fernando Toledo (PSDB) discursou no plenário da Casa e disse que estavam fazendo muito tumulto em torno da antecipação da eleição da Mesa Diretora.

Os deputados ainda votaram a composição da Mesa Diretora. Por vinte votos contra um, venceu a chapa sugerida por Toledo.

Também pelo Twitter, segundo a assessoria da Casa, ficou assim composta a Mesa
Diretora: primeiro vice-presidente, deputado Antonio Albuquerque (PTB); segundo vice-presidente, Sérgio Toledo (PDT); terceiro vice-presidente, Jota Cavalcante (PDT); primeiro secretário, Maurício Tavares (PTB); segundo secretário, Marcelo Victor (PTB); terceiro secretário, Marcos Barbosa (PPS); quarto secretário, Dudu Hollanda (PSD); primeiro suplente, Flávia Cavalcante (PMDB); segundo suplente, Severino Pessoa (PPS).

Antes do processo eleitoral, o deputado Temoteo Correa (DEM), sempre com discurso em favor da situação, como já é de praxe, discursou em defesa da realização da eleição.

Os deputados Joãozinho Pereira (PSDB), Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN) se recusaram a participar do processo eleitoral e se saíram do plenário após fazer duras críticas. Eles indicaram que vão acionar a Justiça para suspender a eleição.

Apesar de ser do mesmo partido do presidente Fernando Toledo, Joãozinho Pereira (PSDB) criticou a atual composição da Mesa Diretora e destacou que a Gratificação por Dedicação Excepcional (GDE) está sendo utilizada como moeda de troca para ajudar, na opinião dele, a vitória do grupo da situação.

Pereira afirmou que a estratégia está sendo utilizada com o intuito de manter os atuais diretores nas funções. Os deputados Olavo Calheiros (PMDB), Ronaldo Medeiros (PT) e Judson Cabral (PT) também criticaram o processo para escolha da chapa.

“Não sou contra a GDE; de forma alguma. Mas sou contra a formação atual da Mesa Diretora vem usando a gratificação para os deputados se perdurarem no poder. Além disso, este é o quarto mandato do deputado Fernando Toledo e questiono se isso é legal. Será que temos somente um nome na casa para disputar a eleição? Por conta disso, me recuso a participar deste processo”, explicou.

O deputado Olavo Calheiros (PMDB) utilizou a tribuna e voltou a criticar a convocação para a escolha dos novos membros da Mesa Diretora.

Na opinião dele, o Poder Legislativo Estadual está prestes a se transformar em uma praça de guerra e disse que a antecipação do processo eleitoral estaria sendo antecipado com “arrogância dos que acham que a malandragem vai destruir o poder constituído”, disse o deputado.

Calheiros falou durante seis minutos e fez várias críticas às negociações de bastidores para que acontecesse a eleição dos novos diretores. “Isso é um desserviço que está acontecendo na Assembleia. Isso é uma violência para acabar com o relacionamento aqui dentro”, reclamou o peemedebista.

O deputado João Beltrão (PRTB) e Dudu Hollanda (PSD) discursam parabenizando a Mesa Diretora eleita.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...