quarta-feira, 28 de março de 2012

'No Rumo do Uçá'

O Ministério Público Federal (MPF) e Ibama em Alagoas acabam de produzir, em parceria, o documentário 'No Rumo do Uçá', que aborda a importância da
preservação dos manguezais frente às ameaças trazidas pelo desenvolvimento urbano.

O material, produzido pela Assessoria de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) e Núcleo de Biodiversidade do Ibama/AL,está previsto para ser lançado em DVD em abril, na semana em que se comemora o Dia do Planeta Terra.

Com 23 minutos de duração, o vídeo retrata o cotidiano de uma família de um catador de caranguejo, e seus relatos de dificuldade para sobreviver diante da devastação dos mangues.

Também são mostrados exemplos de ribeirinhos que estão aprendendo a lidar com o lixo que encontram nos rios e mangues, transformando-os em artesanato e garantindo renda extra, e a riqueza ainda oculta nos manguezais de Alagoas.

Uma delas é o própolis vermelho, substância de alto valor comercial, já utilizada
com sucesso no tratamento do câncer.

NO RUMO DO UÇÁ II

Hoje, a construção civil é o principal vilão para esse ecossistema, berçário para
as espécies marinhas, e responsável pela produção de 1/3 da proteína animal consumida no Brasil.

O vídeo é fruto de uma compensação ambiental pelo aterro de área de manguezal, numa ação proposta pela procuradora da República Niedja Kaspary, que resultou num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual uma construtora ficou responsável, entre outras coisas pelas cópias em DVD do material, que será distribuídos em escolas, órgãos públicos e associações comunitárias nas regiões dos manguezais.

NO RUMO DO UÇÁ tem produção executiva de Nazir Salman (engenheiro ambiental do Ibama, direção, roteiro e montagem de Wladymir Lima (jornalista do MPF) e Fotografia de Dickson Pimentel.

O Trailer do documentário está disponível no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=RNHuifHUksI

O catador de caranguejo Antônio Carlos é um dos personagens de NO RUMO DO UÇÁ.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...