terça-feira, 13 de março de 2012

Projeto de autoria do deputado Ronaldo Medeiros objetiva a inclusão social

Olívia de Cássia-Assessoria

A colocação de brinquedos para portadores de necessidades especiais em parques, praças e outros locais públicos que são destinados à prática de esportes e lazer pode se tornar uma realidade em Alagoas, caso seja aprovado pelos deputados estaduais o projeto de lei do deputado Ronaldo Medeiros (PT), protocolado na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), neste mês de março.

Pela proposta do deputado do PT na Casa de Tavares Bastos, os brinquedos e equipamentos apresentados no projeto deverão ser sinalizados, delimitando a sua finalidade de serem adaptados para a integração dos portadores de necessidades especiais. O objetivo da proposta é o de promover a inclusão social de crianças e adultos com esse perfil.

Segundo o deputado, “a ideia é que o Governo do Estado, a critério da instituição competente, analise em seus projetos de construção a possibilidade da instalação de brinquedos e equipamentos desenvolvidos, para a utilização por pessoas portadoras de necessidades especiais nas praças, parques e outros locais públicos, para a prática de esportes e lazer, devendo haver, obrigatoriamente, acesso especial para cadeirantes”, explicou.

“Tenho viajado muito em todo o Estado e observo que ainda não há em Alagoas brinquedos adaptados para esses cidadãos, que precisam se integrar na sociedade”, destacou o deputado. Segundo ele, para que essas pessoas possam exercer suas capacidades de criar “é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas”.

Para que essa proposta seja concretizada, segundo o petista, é fundamental que os Poderes constituídos “assegurem à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer”, argumentou.

Medeiros fala da sua proposição observando que, se os deputados aprovarem o projeto, em caso de celebração de convênios entre o Poder Executivo do Estado e as prefeituras, deverá haver previsão de quando serão instalados os brinquedos e equipamentos.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...