quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALE realiza sessão em homenagem aos povos indígenas

Fotos de Olívia de Cássia-28-2-2012
Requerimento propondo a sessão foi do deputado Ronaldo Medeiros - No dia 28 de fevereiro, com a presença de mais de 50 índios do povo Xucuru-Kariri, Medeiros realizou uma reunião na Assembleia, para discutir a questão da demarcação de terras em Palmeira dos Índios, que contou com a presença coordenador regional da Funai, Frederico Campos, a superintendente do Incra, Lenilda Lima, deputados estaduais e o procurador-geral da República em Arapiraca, José Godoy.
__________________________________________


Na próxima sexta-feira, 20, a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) realiza uma sessão em homenagem aos povos indígenas que tem como tema: “A situação dos povos indígenas em Alagoas”, em homenagem ao Dia do Índio, que é na quinta-feira, 19. O requerimento propondo a sessão é do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e tem como objetivo discutir os problemas dos povos indígenas de Alagoas e fazer uma homenagem pela passagem do dia 19.

No dia 28 de fevereiro, com a presença de mais de 50 índios do povo Xucuru-Kariri, Medeiros realizou uma reunião na Assembleia, para discutir a questão da demarcação de terras em Palmeira dos Índios, que contou com a presença coordenador regional da Funai, Frederico Campos, a superintendente do Incra, Lenilda Lima, deputados estaduais e o procurador-geral da República em Arapiraca, José Godoy.

“Precisamos debater sobre a situação atual dos povos indígenas em Alagoas e esta sessão será uma ótima oportunidade para isto”, salientou o deputado Ronaldo Medeiros.

Em Alagoas, existem hoje onze nações indígenas e tribos como os Aconã (Traipu), Geripacó (Pariconha), Kalankó (Água Branca), Karapotó (São Sebastião), Kariri-Xocó (Porto Real do Colégio), Karuazú (Pariconha), Katoquim (Pariconha), Koiupanká (Inhapi), Tingui-Botó (Feira Grande), Xucuru-Kariri (Palmeira dos Índios), Wassu Cocal (Joaquim Gomes). Eles somam mais de 20.000 índios. Wassu, Kariris-Xucurus, Geripancó, Tingui-Botó, Karapotó.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...