segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aos pés de Zumbi

Fotos de JMarcelo e João Paulo Farias
Olívia de Cássia – jornalista

Sento aos pés do monumento do príncipe guerreiro Zumbi, depois de fotografar vários cantos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que já fiz leitura fotográfica em outras oportunidades. Domingo foi um dia especial para dezenas de crianças carentes da comunidade da Várzea Grande, em União dos Palmares, que foram levadas ao local pela enfermeira-chefe do local, Carla Tereza Borba Leite.

As crianças, além de participar de brincadeiras, aprenderam in loco um pouco da nossa história de resistência. Aprenderam que foi lá, na Serra da Barriga, que Zumbi resolveu se refugiar, fugindo da opressão e da escravidão e formou um exército de mais de 30 mil homens, que lutaram incansavelmente pelo seu povo, para livrá-los daquela situação de subordinação.

Os músicos que iriam se apresentar no local foram chegando, grupos culturais como o hip hop foram se aproximando timidamente. A alegria e algazarra das crianças quebram o silêncio da Serra da Barriga, neste domingo, 15, acompanhados do canto de galos e galinhas dos moradores.

Fotos de Olívia de Cássia - 15-4-2012
Um cão vira-latas se aproxima com seu olhar penetrante, meio que para verificar o que estou fazendo, sentada aos pés de Zumbi e rascunhando esse texto. Na terra encantada onde se deu o primeiro grito de liberdade do Brasil, já não sinto o aperto no peito que senti no sábado, nem também aquela angústia incontida que não sabia de onde vinha.

A Serra da Barriga me renova as energias. Eu precisava ir lá novamente para receber aquelas forças sagradas, para me revigorar, pois estava precisando desse banho de bênçãos. A gente não sabe de onde vêm os sentimentos, mas os sentimentos vêm da alma da gente, do coração e da mente. O corpo responde aos estímulos que a gente dá. Na Serra da Barriga vou ao encontro das minhas raízes.

As crianças levadas por Carla saracoteiam no local, felizes como nunca e absorvendo, sem saber, a aula de história que tiveram ao vivo. Disseram para o blog que além do local gostaram muito da comida da Mãe Neide. Mãe Neide tem trabalho social e é reconhecida em todo o Estado e daqui parabenizo seu desempenho em tirar tantas crianças das drogas e de situações de risco.

A gente olha pros lados na Serra da Barriga e imagina como foi o Quilombo dos Palmares há quase 400 anos. Imagino Zumbi, orientando seus comandados, mulheres e homens, negros, brancos e índios. Imagino as mulheres do quilombo, circulando pelo local com suas saias rodadas, turbantes nas cabeças e preparando gostosos quitutes para os seus homens guerreiros, ou observando a linda paisagem de cima dos mirantes.

O músico Gustavo entoa a música Canto do Colibri, lá no espaço para apresentações. A música arrepia porque fala da luta de Zumbi na Serra da Barriga, uma poesia contagiante, que dá vontade de chorar de emoção e alegria ao mesmo tempo, tudo misturado. Genisete está de parabéns. Salve nosso grande guerreiro, salve nossos antepassados quilombolas. Zumbi vive!

Um comentário:

Tom Torres disse...

Com certeza Zumbi está mais vivo que nunca.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...