quarta-feira, 11 de abril de 2012

Deputados criticam situação da saúde em Alagoas

Foto de Olívia de Cássia-arquivo
Olívia de Cássia - Repórter

A sessão desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa, foi pautada por várias críticas à saúde no Estado, principalmente com relação à situação do Hospital Geral do Estado. O tema foi levantado pelo deputado Judson Cabral, do PT, ao relatar que foi procurado pela família do gari que foi atropelado por um motorista bêbado e perdeu uma das pernas.

“Fui procurado como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa e coloquei o advogado à disposição da família, para que a justiça seja feita no caso, fruto da irresponsabilidade no trânsito. O rapaz perdeu uma das pernas e a outra ficou gravemente ferida”, observou o parlamentar.

Segundo Judson Cabral, o motorista estava bêbado e não prestou o socorro devido á vítima. O parlamentar disse que a situação da saúde em Alagoas é uma situação de filme de terror e pontuou que o médico alegou que não tinha tempo de atender a vítima do atropelamento.

Judson disse que a situação no HGE é tão grave que uma enfermeira fotografava a perna do rapaz com o celular e mostrava para o médico.

“A família está disposta a fazer um relato. Eu fui procurado e providenciamos a remoção do rapaz para o Hospital dos Usineiros. Lamentavelmente a saúde pública protagoniza atos vergonhosos; o rapaz teve que fazer outra cirurgia, fazer uma raspagem e é preciso que o governo tome algumas providências”, cobrou o deputado.

Judson sugeriu que haja uma ação conjunta com os municípios. “O HGE passou a ser o hospital que acolhe todo tipo de evento”, observou.

Em aparte à indignação do petista, o deputado Jeferson Morais (DEM) disse que o fato chocou a população alagoana e denunciou que a preocupação do motorista era com o carro e não quis saber do rapaz que estava agonizando.

“Ele atropelou e mutilou; esse irresponsável, esse vagabundo, desprovido de qualquer tipo de solidariedade, ficou pouco tempo preso, a família pagou a fiança e ele foi liberado. O médico que o atendeu usou uma espécie de videoconferência, a direção do hospital precisa se posicionar”, sugeriu Morais.

Judson disse ainda que é preciso que a Casa fique atenta. “O governo paga diárias milionárias, enquanto a saúde vai mal”, destacou Cabral.

SESSÕES PÚBLICAS

Na próxima sexta-feira, 13, no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, haverá uma audiência pública que formalizará o ato de instalação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos no Estado de Alagoas.

A sessão pública é uma proposição da 9ª Comissão Permanente de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado Judson Cabral.

A sessão será em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (Aedhesp\Proex\Ufal) e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDHPR).

Já no dia 18 próximo, quarta-feira, a partir das 9 horas, a 4ª Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, convida para participar da Audiência Pública da prestação de Contas dos recursos do SUS por parte da Secretaria de Estado da Saúde, conforme preconiza o Decreto no 1651\1995 e parágrafo 5º do artigo 36 da Lei Complementar número 141\12.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...