segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primeiro casamento homoafetivo é realizado em União dos Palmares

Fotos de João Paulo Farias
Por João Paulo Farias

Uma cerimônia ocorrida na manhã desta segunda-feira, 30, marcou a primeira união homoafetiva do município de União dos Palmares e do Estado. O casamento foi presidido pela juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, titular da segunda Vara de Justiça e reuniu no auditório da sétima Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), cerca de duzentas pessoas.
Além do casamento homoafetivo, foram realizadas nesta manhã mais dozes uniões.

Antes da cerimônia, a juíza Lorena Carla falou um pouco do casamento e destacou a importância do matrimônio. “O casamento não é mágica e sim esforço”, disse a juíza. Na cerimônia ela falou da alegria e da experiência nova de realizar a primeira união de pessoas do mesmo sexo.

“É uma evolução da sociedade e dos direitos também. A sociedade acolheu a ideia de que existem pessoas com orientação sexual diferenciada e o Judiciário depois acolheu, sufragando e sustentando a união de pessoas do mesmo sexo”, destacou a magistrada.

A juíza Lorena Carla ressaltou que a lição mais importante é o respeito à individualidade e a característica particular de cada um. “Não sou obrigada a concordar, mas sou obrigada a respeitar e acolher na sociedade as pessoas que pensam diferente e são diferentes”.

Lorena Carla se diz feliz como magistrada e como pessoa e observou que sempre foi a favor da união de pessoas do mesmo sexo. “Não encontro argumento suficientemente forte para que se impeça esse tipo de união, o casamento é a união de pessoas que se amam”, destacou.

Os noivos, Cristiano Costa de Amorim, 43, e Josenildo Soares da Rocha, 33, conhecido como Babalu, estavam emocionados e felizes durante a cerimônia. Em conversa com a reportagem, Cristiano, que trabalha como mecânico em União dos Palmares, falou das dificuldades enfrentadas pelo casal, que tem uma relação de 16 anos. “Hoje quebramos um tabu, o importante é o amor e a convivência, compartilho com ele os meus problemas e ele compreende minha vida”, disse o noivo.

Josenildo Rocha, que assumiu o papel de noiva, expressou emocionada a felicidade em estar realizando esse sonho. Para Josenildo, o amor, a dedicação e o respeito que há entre os dois superam todas as dificuldades e barreiras. “Agradeço a toda a sociedade que nos apoiou e também aqueles que nos desprezaram”, finaliza.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...