quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fundação Palmares em Alagoas realiza I Semana de Cultura Palmarina

Genisete Sarmento - FCP/AL

Por João Paulo Farias – Texto e Foto



União dos Palmares sediará dos dias 14 a 18 de maio, no auditório da Sétima Coordenadoria Regional de Ensino (7ª CRE), a I Semana Temática sobre a Cultura Palmarina. O evento é uma realização da representação da Fundação Cultural Palmares no Estado e irá trabalhar a trajetória do negro e sua integração na sociedade brasileira.

Para a realização do evento foi produzida uma programação, com palestras ministradas por professores, mestres, doutores e pesquisadores, com uma várias produções de trabalhos desenvolvidos na questão negra.

Nomes como, Clara Suassuna, doutora e responsável pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Ufal, Luís Sávio de Almeida, professor e doutor da Ufal, que atualmente está desenvolvendo uma pesquisa sobre os remanescentes quilombolas de Alagoas, Zezito Araújo, professor e mestre, ex-membro do Neab e atual professor do Cesmac.

A professora e mestra palmarina Márcia Susana irá discutir o tema Quilombo dos Palmares no currículo escolar das unidades de ensino de União dos Palmares. Já o arqueólogo Dr. Scott Joseph Allen vai falar sobre os trabalhos de arqueologia na Serra da Barriga.

Também participará desse ciclo de debates o conselheiro nacional do Conappir, Helcias Pereira, que irá falar sobre o movimento negro. A religiosidade de matriz africana será discutida pelo Pai Célio de Iemanjá.

Segundo Genisete de Lucena Sarmento, representante da Palmares no Estado, o evento está programado desde janeiro e faz parte do calendário de atividades da FCP/AL para este ano. O mês de maio foi escolhido para sediar esse ciclo de debates devido a passagem do dia 13, “que é um dia de reflexão, onde os escravos africanos foram libertados em 1888, aqui no Brasil”, disse.

A representante destaca que tudo que acontece no Brasil em termos de políticas públicas para o negro é em consequência da luta do movimento negro brasileiro ao longo desses anos todos, desde o Quilombo dos Palmares, “Para mim, o Quilombo dos Palmares foi o primeiro movimento social do Brasil,”, avalia.

O público-alvo do seminário são os professores, com o objetivo de contribuir para efetivação da Lei 10.639, além de estudantes e sociedade em geral. “Gostaria muito que o auditório da 7° CRE, estivesse repleto de professores de União dos Palmares e região”, observou Genisete.

As inscrições podem ser feitas, a partir de segunda-feira,7, na sede da Fundação, localizada na Rua Antônio Honorato da
Silva, 236, centro de União dos Palmares – AL. Os participantes do evento receberão certificado.

Programação:

14 de maio – segunda –feira. A Arqueologia do Quilombo dos Palmares.
· 19h mesa de abertura
· 20h Palestra
· Prof. Dr. Scott Joseph Allen - UFPE
· 21h – debate


15 de maio – terça-feira. Da Escravidão em Alagoas às Ações Afirmativas.
· 19h mesa de trabalhos
· Profa. Ma. Márcia Suzana
· Profa. Dra. Clara Suassuna – Neab – UFAL
· Prof. Esp. José Roberto Santos Lima
· 21h debates

16 de maio – quarta-feira – O Quilombo dos Palmares como referência na luta por libertação dos afro-descendentes.
· 19h mesa de trabalhos:
· Profa. Mnda. Dariana Nunes
· Prof. Dr. Luiz Sávio de Almeida – UFAL
· Prof. Me. Zezito de Araújo – CESMAC
· 21h debates

17 de maio – quinta – feira. As Religiões de Matriz Africana e Movimento Negro em Alagoas.
· 19h mesa de trabalhos:
· Pai Célio de Iemanjá (Babá Omintoloji)
· Profa. Dra. Irinéia Maria Franco - UFAL
· Helcias Pereira – Conselheiro Nacional do Conappir
· 21h debates.

18 de maio – sexta-feira
· 19h Apresentação Cultural - Grupo INAÊ – Santa Fé. (GUESB)
· 21h entrega de certificados.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...