quarta-feira, 30 de maio de 2012

Idealizadores de sites e blogs se reúnem para o II Prêmio Maria Mariá, em União

Fotos de José Marcelo Pereira
Com informações do Blog do JMarcelo Fotos


Idealizadores de sites e blogueiros de União dos Palmares se reuniram na segunda-feira, 28, com os organizadores do II Prêmio Imprensa Maria Mariá. O objetivo da reunião foi discutir algumas modificações para essa edição do Prêmio.

Segundo os organizadores, as principais modificações estão na inscrição dos concorrentes, que será feita pelo próprio responsável pelo site/blog na categoria em que ele achar mais adequada - na edição passada alguns disseram ter concorrido em categorias diferente da sua.

Além desse tema, também foram debatidos a criação de categorias como a de "foto do ano" e o modelo de votação, um dos maiores problemas do ano passado, entre outros assuntos.

No regulamento de inscrição ficou definido que só podem concorrer os blogs que estiverem sendo atualizados, ou que tenha, pelo menos, três meses da última atualização. Segundo o blog do José Marcelo, na edição anterior alguns blogs tinham dois anos da última atualização.

Outra alteração importante é a forma de votação, que gerou muita polêmica com concorrentes fraudando a votação. No modelo atual quem for votar terá que registrar o CPF e o e-mail. Sistema semelhante foi utilizado no Prêmio Alagoano de Blogs, em Maceió.

Quanto ao júri técnico, serão convidados jornalistas e outros profissionais que não tenham vínculos com concorrentes e organização. Ficou estabelecido, também, que o prazo para que jurados e público votem termine em dias antes da festa de premiação. Isso evitará que possa ocorrer algum problema na cerimônia.

Uma polêmica levantada na reunião pelo blogueiro Minervino, do blog 10 Inquietos foi sobre os blogs e sites que apenas copiam matérias de outros veículos. Para ele "é injusto que esses blogs tenham o mesmo peso, já que muitos produzem suas matérias. É preciso que se privilegie a produção intelectual de alguns blogueiros".

Ficou definido no regulamento que, nesses casos, os participantes devem ter postagens próprias também.

Para que uma categoria tenha validade, ela deverá ter, no mínimo, três concorrentes. É o caso da categoria "humor", que só tem o blog humorístico Mundo Mudrongo, de Silvio Serafim e Zema, como um possível concorrente.

O blog só poderá disputar se tiver outros na cidade que se enquadrem na categoria. Se não houver concorrentes, o blog, ou outro que esteja na mesma situação, pode concorrer na categoria em que mais se aproxima com o seu tema.

Na festa do II Prêmio Imprensa Maria Mariá, que será no dia 15 de setembro, haverá um prêmio dedicado aos jornalistas palmarinos que trabalham fora de União dos Palmares.

Outras novidades são a premiação para programas de rádios e radialistas e a escolha da melhor fotografia. O prêmio continuará presenteando a melhor reportagem.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...