terça-feira, 22 de maio de 2012

União dos Palmares tem 12 casos confirmados de dengue; situação é de alerta

Ana Teresa, coordenadora epidemiológica

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

O município de União dos Palmares encontra-se no momento em situação de alerta por causa da Dengue, já foram registrados desde janeiro, até ontem, 21, doze caos confirmados da doença, além de 63 notificações, a situação é de alerta, principalmente em cinco bairros da cidade, que registram altos índices da doença.

A situação é grave e a população está assustada, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está realizando desde sábado, 19, uma série de ações de combate à doença nos bairros onde os índices são altos.

Segundo Ana Teresa, coordenadora epidemiológica, os casos, em sua maioria, foram registrados a partir do mês de abril, devido à intensificação do verão. “Foram encontrados muitos focos positivos de dengue no município”, destaca.

Na última quarta-feira, 16, a estudante Amanda Santos, residente no Bairro de Fátima, morreu com suspeitas de dengue hemorrágica, mais segundo Ana Teresa, o óbito está em processo de investigação.

Os bairros que estão com os índices mais altos da doença, Bairro de Fátima, Jardim Brasília, Alto do Cruzeiro, Roberto Correia de Araújo e Santa Maria Madalena, todos eles, já têm casos confirmados.

Nos bairros de Fátima e Jardim Brasília “a situação é critica e foi intensificada pelos agentes de endemias, nesse final de semana, ações de campo e controle do vetor”, disse Ana Teresa.

A coordenadora pede que a população, evite juntar água parada, mantendo principalmente as caixas d’água tampadas, já que são as principais responsáveis pela infestação do mosquito na cidade.

Além desses cuidados, quem tiver com suspeita de dengue: febre alta, dor de cabeça, ao redor dos olhos e no corpo, diarréia vômito intenso e manchas vermelhas na pele, procure orientação médica, nos postos de saúde e no Hospital São Vicente de Paulo, “Evitem tomar remédio por conta própria, pois muitos são contraindicados à doença, e na hora da consulta, exijam o exame observa.

Ela destaca que a população deve denunciar locais propícios para a proliferação do mosquito, colaborando com o combate à doença. Um número para denúncias foi criado, o Disque Dengue (82) 9189-8126, “Pedimos à população palmarina que nos ajude, pois a saúde está fazendo sua parte, mas nós precisamos do nosso maior parceiro que é a população”, concluiu.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...