segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deputado Ronaldo Medeiros participa de entrevista coletiva com a bancada do PT

Foto de Olívia de Cássia-25-6-2012
Olívia de Cássia - Ascom

O deputado Ronaldo Medeiros participou da entrevista coletiva para a imprensa, convocada pela a bancada do PT na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Maceió, para falar sobre o Plano Nacional de Combate à Criminalidade, que será lançado em Alagoas ainda esta semana.

Na entrevista a bancada do PT apresentou os dados levantados que deram origem ao Programa que será implantado no Estado, que atualmente ocupa a primeira posição em taxas de homicídios no Brasil. Grande parte deles ocorre nas duas cidades com maior concentração populacional, que são Maceió e Arapiraca, onde o programa será dirigido inicialmente e em mais 12 cidades do interior.

O programa do Ministério da Justiça para Alagoas tem o objetivo específico de induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de Justiça criminal para redução dos índices de violência e criminalidade no Estado de Alagoas

Segundo o deputado Ronaldo Medeiros, das 604 solicitações de perícia no tocante a homicídios, considerando o período de janeiro a maio de 2012, 590 laudos estão pendentes, isso corresponde a 97% dos laudos. Medeiros explicou que a bancada do Partido dos Trabalhadores no Estado vai acompanhar todo o funcionamento do Projeto, que tem um conjunto de ações, fiscalizando e cooperando “para que vidas sejam salvas”.

Segundo ele, o Programa de Redução da Criminalidade Violenta “Brasil sem Violência em Alagoas”, que tem título provisório, é muito parecido com o plano que foi implantado em Pernambuco. Mas ele observa que o Estado não pode diminuir investimento na área, porque está chegando verba federal. “Ele tem que continuar com seu investimento. Essa é uma preocupação da bancada”, disse ele.

O petista explicou que a bancada do PT na Casa de Tavares Bastos vai montar um grupo de trabalho, para acompanhar toda a execução do plano aqui em Alagoas e que vai propor, inclusive, “que esse acompanhamento seja da Assembleia, não só da bancada; se a ALE não concordar, o partido vai fazer esse acompanhamento”, ressaltou o deputado.

Outra grande preocupação da bancada do Partido dos Trabalhadores, segundo Ronaldo Medeiros, é com relação à perícia que, de acordo com ele, tem que ser feita de forma imediata, se não ela perde a eficácia. “E com isso você privilegia os marginais”, disse ele.

O deputado observou que o Governo do Estado tem uma grande responsabilidade nesse momento, pois, segundo ele, o governo federal vai colocar à disposição do Estado: profissionais como delegados, peritos, policias, “mas tem que haver concurso público, porque a Força Nacional não vai ficar aqui ad eternum, o Estado tem que caminhar com as próprias pernas”, disse ele.

MANIFESTO

A bancada do Partido dos Trabalhadores também emitiu um Manifesto ao Povo Alagoano, observando que na reunião com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mink, a bancada apresentou cinco preocupações e indicou desafios, além de um conjunto de sugestões com vistas ao aperfeiçoamento do Programa.

Participaram da entrevista os deputados Ronaldo Medeiros e Judson Cabral, o vereador Ricardo Barbosa e Pedro Montenegro

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...