terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto de Olívia de Cássia-arquivo
Olívia de Cássia – jornalista

Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data para ser lembrada todos os dias. Estamos às vésperas da Rio+20, conferência internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e a agenda do país no setor está agitada.

Muito se comenta sobre o Código Florestal. No Congresso Nacional, a medida provisória editada pelo governo para preencher lacunas do CF começa a ser debatida nesta terça-feira, quando deve ser instalada a comissão especial para analisá-la. O documento recebeu centenas de propostas de emendas de parlamentares descontentes com o projeto.

Segundo a agência Reuters, até as 19h de ontem, segunda-feira, o número de emendas à MP passava de 400. Boa parte delas foi proposta por parlamentares ligados ao agronegócio, que pretendem centrar seus esforços e modificar a medida ainda na comissão mista, por onde a MP precisa tramitar antes de ser enviada ao plenário da Câmara.

O meio ambiente é uma responsabilidade de cada um de nós. No dia da votação do Código Florestal, ambientalistas fizeram protestos pedindo que a presidente Dilma Roussef votasse totalmente a proposta, porque dizem que do jeito que está vai favorecer aos grandes desmatadores de florestas.

Em nosso Estado o meio ambiente é maltratado todo dia e precisa ser mais respeitado e tomadas ações que deem mais qualidade de vida à população, com campanhas nas escolas e nas ruas. Nas cidades ribeirinhas onde a enchente de 2010 devastou tudo o que encontrou, é preciso que o poder público faça um trabalho de recuperação da mata ciliar nas margens dos rios Mundaú e Paraíba.

Em maio de 2011, a Secretaria de Meio Ambiente de União dos Palmares anunciou ações de contenção de barreiras, com a plantação de bambus, planta nativa da região. É preciso observar em que pé estão esses trabalhos, porque plantações de bambu, ingá e outras espécies nativas eram comuns na década de 60, antes do assoreamento do Mundaú.

Em 2008 eu fiz uma matéria sobre um projeto das professoras Madalena Soares e Madalena Monteiro, da Escola Monsenhor Clóvis, que objetivava fazer o replantio da mata ciliar em União dos Palmares, começando pela Rua do Taquari. Na nossa visita o projeto estava bem adiantado, mas infelizmente não teve continuidade e na enchente de 2010, tudo foi levado pelas águas do rio.

Fiquei encantada com aquele projeto e gostaria de vê-lo ser retomado. Um projeto adotado, desde o ano de 2006. Amendoeiras, jambo, azeitona, manga, ingá, bambu, ipê roxo, amarelo e rosa foram plantados na comunidade do Taquari, em um hectare de terras que foi doado por seu Fernando da Silva, conhecido na região como Fernando Alves, um parceiro do projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Mundaú.

Segundo a professora Madalena Soares, o objetivo do projeto era replantar toda a mata ciliar que fica às margens do Rio Mundaú que se encontra em estado de degradação, mesmo sendo a principal fonte de recursos hídricos do município.

À época da reportagem, Madalena explicou que “com o replantio da mata ciliar aumenta o nível do rio, melhorando a qualidade da água, aumentando as espécies de peixes e contendo a erosão, evitando assim o assoreamento do rio e funcionando como barreira de contenção em época de enchentes”.

Agora que não existem mais casas no local, fica aqui a ideia lançada de que a Prefeitura de União dos Palmares, com parcerias, incentive a retomada desse e de outros projetos que melhorem a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...