terça-feira, 19 de junho de 2012

JHC lembra dois anos da tragédia que atingiu Alagoas

Foto de Olívia de Cássia
Charlene Araújo - Assessoria

Durante pronunciamento na tarde desta terça-feira, 19, o deputado estadual João Henrique Caldas (PTN) lembrou os dois anos da tragédia que atingiu os municípios do Vale do Mundaú e do Paraíba, quando 19 municípios alagoanos decretaram estado de emergência por conta das cheias do ano de 2010.

“Àquela época, o presidente Lula veio pessoalmente a Alagoas e se emocionou, além de determinar que, de forma célere, recursos viessem para nosso estado, para que aquelas cidades pudessem voltar à sua normalidade”, afirmou.

JHC comparou as decisões do governo de Alagoas e de Pernambuco, onde o estado vizinho optou por não utilizar as barracas para abrigar os atingidos. “Aquelas barracas foram um grande erro. Até hoje, em Pernambuco, é pago o aluguel social para que aquelas famílias não vivam a triste realidade daqueles campos de concentração”.

O parlamentar lembrou, ainda, a iniciativa de criar a Comissão das Enchentes, na qual é presidente e que serviu como facilitadora para promover a comunicação entre prefeituras e Governo. JHC elogiou a escolha do governador ao colocar o vice, José Thomaz Nonô, à frente do Programa da Reconstrução. “Houve um andamento nas obras, que se encontravam paradas”.

Mas, apesar dessa celeridade, o deputado afirmou que ainda há muito a ser feito, pois há pessoas que continuam morando nas barracas e, aquelas que foram morar nas casas entregues ainda carecem de infraestrutura em seus lares.

JHC falou também acerca do prejuízo que alunos da rede estadual sofreram com a destruição das escolas e a transformação de algumas em abrigos. “Estes alunos estão em situação de vulnerabilidade. Havia a previsão para a construção de 73 escolas. Vi recursos do MEC serem encaminhados para cá e, no entanto, somente duas escolas foram entregues, uma em Rio Largo e outra em Atalaia”, observou.

O deputado mencionou que, se essas escolas estivessem sido entregues, muitas das crianças e adolescentes que foram prejudicados poderiam não estar envolvidos em situações de risco, tendo acesso a drogas e cometendo crimes. “É preciso educar as crianças para não punir os homens”, afirmou JHC, citando Pitágoras.

Ainda sobre a situação dos municípios atingidos pelas cheias, JHC falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta que foi assinado entre Governo, Ministério Público e representantes dos municípios para que fosse estabelecido um prazo para a conclusão das obras. “O prazo está se findando e ainda existem pessoas que estão em dificuldades”, finalizou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...