terça-feira, 26 de junho de 2012

Parecer negativo do ibama à instalação de estaleiro repercute na ALE

Foto de Olívia de Cássia-arquivo
Por Olívia de Cássia, com agências

O parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dando parecer contrário à instalação do Estaleiro Eisa Alagoas na área conhecida como 5A, na costa litorânea do município de Coruripe, foi tema debatido na Casa de Tavares Bastos na tarde desta terça-feira, 26.

O deputado Gilvan Barros (PSDB) criticou a atitude do Ibama e disse que o Ibama deveria entender que é melhor prejudicar meia dúzia de caranguejos do que deixar de salvar milhares de alagoanos.

“Esses técnicos, que estão a serviço não sei de quem, não têm consciência de que estão fazendo um desserviço a Alagoas, de que estão fazendo o que não interessa ao povo. Acreditar naquele parecer é como acreditar em Papai Noel”, disse Gilvan Barros.

Em aparte, o deputado João Henrique Caldas (PTN) disse que a negativa do Ibama para a instalação do estaleiro em Alagoas foi uma "notícia muito triste" para todos os alagoanos”.

O Democratas Jefferson Morais também saiu em defesa da instalação do Eisa e lamentou o parecer, que segundo ele traz para milhares de alagoanos que investiram em cursos profissionalizantes e se qualificaram para uma carreira profissional.

“Tudo isso não vai adiantar de nada. O governo federal foi de encontro à vontade da população, por isso, sugiro que a Assembleia Legislativa de Alagoas elabore um manifesto contra a decisão do Ibama e que tal documento seja encaminhado à Presidência da República e à direção nacional do Instituto, em Brasília”, sugeriu Morais.

Também o deputado Inácio Loiola (PSDB) concordou com as falas contra o Ibama e disse que o parecer foi político e não teve nada de técnico. “É triste estarmos aqui dizendo que o Ibama condenou a instalação do estaleiro Eisa, enquanto, num passado recente, autorizou a realização do maior projeto criminoso contra o meio ambiente, que foi a transposição das águas do rio São Francisco”, reclamou.

RECURSO

Em declarações à imprensa o governador Teotonio Vilela (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (25), que vai recorrer da decisão do Ibama, que vetou a licença de implantação do estaleiro Eisa Alagoas S.A.

Vilela disse que a vinda do estaleiro para Alagoas significa desenvolvimento e crescimento econômico para o Estado, porém, os técnicos do Ibama consideram o local escolhido para a construção como “não ambientalmente viável para a instalação do empreendimento”.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...