sexta-feira, 29 de junho de 2012

Viva São Pedro!

Olívia de Cássia- jornalista

Hoje é Dia de São Pedro, o último santo comemorado nas festas juninas. Na maioria das cidades do Nordeste a festa é comemorada com muita alegria, fogueira, quadrilha e animação. Nesta época acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente, segundo conta a lenda. São Pedro, que é considerado o padroeiro dos pescadores e primeiro papa da Igreja Católica.

Em homenagem ao santo, que é festejado nas celebrações juninas juntamente com Santo Antônio e São João, fogueiras são acesas e "barqueatas" - procissões no mar - são promovidas. No entanto, São Paulo, que também é celebrado no dia 29 de junho, acabou ficando de fora das festas do mês.

Segundo a tradição católica, a coincidência das datas não é por acaso, mas sim porque Pedro e Paulo teriam sido julgados e condenados à morte no mesmo dia. Contudo, não há uma explicação definitiva sobre as razões que fizeram com que São Paulo acabasse ficando esquecido nos festejos juninos.

No Nordeste, há algumas décadas, era comum que duas fogueiras fossem acesas no dia 29 de junho, mas o hábito acabou praticamente perdido, restrito a poucos registros na zona rural.

Em Alagoas hoje foi feriado, comemorado em homenagem ao alagoano Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil, mas pouca gente sabe disso também, acha que o feriado foi por conta de São pedro.

Aqui na rua, a única coisa que lembra o Dia de São Pedro é uma fogueira que queima solitária, sem ninguém por perto. Muito diferente das festas do interior, onde tem muita animação, forró e alegria.

Cheguei há poucas horas do trabalho, estou cansada, sem muita animação pra nada e daqui a pouco eu vou dormir. Hoje já aconteceram seis assassinatos na capital alagoana, uma triste estatística para um Estado que tenta, com um plano de segurança recém-lançado, sair da estatística dos que mais matam.

O sexto assassinato aconteceu no Jacintinho, área considerada de risco, onde todos os dias acontecem mortes por bala. É preciso reagir contra isso, não podemos continuar amargando essa fama.

Meus gatos bagunçam a casa toda, eles e a TV ligada para ninguém; fazem as vezes da casa, para que o silêncio total não tome conta disso aqui. Não tem como a gente não ser saudosista quando vai ficando velho mesmo.

Hoje tem show de Elba Ramalho no Jaraguá, mas da mesma forma que ia trabalhar não sabia a hora que ia sair e nem me animei para articular uma ida ao show. Não deu para ir.

E diante do nada só me resta ficar lembrando do passado, das festas juninas de antes, da minha vida no interior, de outras paisagens e de outros momentos vividos. A vida é assim. Viva São Pedro!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...