quarta-feira, 4 de julho de 2012

Apresentação do Grupo Dona Mariquinha lota Teatro Deodoro

Fotos de Olívia de Cássia-4-7-2012
Olívia de Cássia-Repórter

Foi na noite desta quarta-feira 4, a apresentação do Grupo Dona Mariquinha, que lotou o Teatro Deodoro com o show "Cerzindo Ritmos", uma diversidade de Coco de Roda, Baiana, Taieira, Guerreiro e muita música de raiz que fazem parte do repertório do grupo que é essencialmente de percussão e voz.

Segundo Rose Mendonça, que faz vocal do grupo, o Dona Mariquinha nasceu da necessidade de registrar e difundir a música popular de raiz. Com cinco integrantes, o grupo tem como objetivo a pesquisa dos folguedos e danças, grupos folclóricos e trajetória dos mestres da cultura popular, além de promover o registro escrito, sonoro e visual destas manifestações, contribuindo na difusão deste patrimônio imaterial.

Sucesso na noite desta quarta-feira, o espetáculo “Cerzindo Ritmos” teve duração de uma hora e dez minutos, com um repertório de quinze canções, com a percussividade de Théo Macaíba – Zabumba, Régis Curió – Pandeiro, Jairon Santos – Caixa, Dalmo Santos – Efeitos e Tambores e a voz melodiosa de Rose Mendonça.

O Dona Mariquinha, mergulhado na sabedoria popular, apresentou em seu espetáculo “Cerzindo Ritmos” a combinação dialógica do cancioneiro popular com composições autorais e levou o público a mergulhar no que há de melhor na diversidade cultural brasileira da música popular de raiz.

O grupo contagiou o público, que no final aplaudiu de pé. Eles fizeram uma homenagem ao mestre Benon, mestre do guerreiro alagoano, considerado um patrimônio da nossa cultura.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...