domingo, 22 de julho de 2012

Dia de Santa Maria Madalena

Foto de Olívia de Cássia
Por Olívia de Cássia, com informações de Wikipedia

Neste domingo, dia 22 de julho, é o Dia de Santa Maria Madalena, a padroeira de União dos Palmares. Um dia dedicado a orações para os devotos e pedidos para que ela interceda na vida de todos nós. Antigamente, na Terra de Jorge de Lima e de Zumbi, os festejos dedicados à santa eram realizados nessa época do ano, mas o evento foi transferido para janeiro\fevereiro por conta do período chuvoso no município.

A fé e o amor de Maria Madalena dedicados a Jesus Cristo a elevaram à condição de uma das suas mais importantes seguidoras. Madalena é considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana. É também comemorada pela Igreja Luterana com festividades no mesmo dia. A Igreja Ortodoxa também a celebra no segundo domingo após a Páscoa. O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.

Maria Madalena acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias e esteve presente na crucificação e no funeral dele, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. No sábado após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém com outros fiéis, para poder comprar certos perfumes e preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário da época.

Segundo relatos bíblicos Madalena permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro onde tinha sido colocado o corpo de Jesus e achou-o vazio. Segundo o Evangelho de Mateus, ela recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos.

Mas a vida de Madalena seria um mistério e há muitas contradições dos relatos bíblicos que a descrevem como uma prostituta arrependida. Segundo os estudiosos da vida da santa, não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo. Eles observam que Madalena teria escrito um evangelho que foi ocultado pela igreja patriarcal e conservadora.

Alguns escritores e estudiosos contemporâneos narram Maria Madalena como uma apóstola, mulher de Cristo que teve com ele, inclusive, filhos. Nessas narrações, tais fatos teriam sido escondidos por revisionistas cristãos que teriam alterado os Evangelhos. A maioria dos segmentos da igreja não aceita essa versão.

A vida de Madalena tornou-se alvo de curiosidade e ficou muito célebre, com a divulgação do livro de Dan Brown, o argumento de que na tela A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, a personagem que está à sua direita, com traços femininos, seja Maria Madalena e não o apóstolo João, como outros defendem.

Mas polêmicas e especulações à parte, meu pai e minha mãe eram devotos fervorosos de Madalena. O certo é que para quem acredita Maria Madalena é uma santa com muitos poderes e vale a pena dedicar o dia de hoje à contemplação, à oração e pedidos para quer ela interceda junto ao Pai por um mundo de paz, de sabedoria e de muita saúde para todos nós. Neste domingo de Maria Madalena, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...