quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eleições em União

Olívia de Cássia – jornalista

O processo eleitoral em União dos Palmares está dando o que falar no município. As candidaturas estão uma verdadeira salada e os eleitores não entendem mais nada. A política na Terra de Zumbi está fervendo e muito se comenta nas ruas, nas redes sociais, sites e blogs da cidade. Ninguém sabe quem é oposição e nem situação, está tudo misturado. Dois candidatos concorrem à eleição deste ano: o ex-govenador Manoel Gomes de Barros (o Mano-PSDB) e o médico Beto Baia (PSD) pela oposição.

O ex-governador Manoel Gomes de Barros resolveu fechar um círculo por onde se iniciou na política, como prefeito da cidade. Elegeu-se deputado estadual, federal e como governador de Alagoas completou o mandato do governador Divaldo Suruagy e, no exercício do cargo, disputou a reeleição em 1998, perdendo o pleito para Ronaldo Lessa, do PSB, que ganhou as eleições no primeiro turno.

Mano é de família tradicional de políticos de Alagoas, representa a aristocracia palmarina e tem recebido várias críticas da oposição que afirma que com tantos anos de política, o candidato da situação não teria sido um bom político para o município. O ex-governador tem como vice o comerciante Zé Clemente e no sábado da semana passada recebeu a adesão do procurador Emanuel Paulo (Paulinho ex-PT e agora PDT).

Paulinho foi candidato a prefeito duas vezes pelo PT e candidato a vice de Beto Baia na eleição passada. Agora alega que foi traído por Beto e por isso teria aderido à campanha do ex-desafeto Mano. O interessante é que há bem pouco tempo, o ex-petista vivia nos meios de comunicação da cidade destratando Mano e culpando-o pelas mazelas da cidade.

Segundo o blog do jornalista Bernardino Souto Maior, Emanuel Paulo se diz tranquilo com a decisão de apoiar Manuel Gomes de Barros e teria revelado que não cometeu nenhum ‘pecado mortal’. “Eu simplesmente fui traído na palavra do médico Beto Baia”, teria explicado Paulinho. O ex-petista também explicou ainda que vivemos num regime democrático “onde o meu adversário de ontem pode ser muito bem um aliado de amanhã, porque, afinal, em política não faço inimigos”.

O médico Beto Baia (PSD) tem como vice Eduardo Pedrosa, irmão do falecido prefeito José Pedrosa. A aliança, segundo se comenta, teria dividido a família do ex-prefeito: uma parte está com Mano e outra com Beto, que também recebeu apoio do Partido dos Trabalhadores, do PTN, do ex-deputado Francisco Tenório (PMN), do senador Fernando Collor (PTB), do deputado João Caldas, agora no Partido Ecológico Nacional (PEN) e do usineiro João Lyra (PSD), entre outros.

Na convenção que o aclamou candidato da oposição, Beto Baia disse que a frente de oposição irá trabalhar ouvindo a todos, vereadores e população. “Não irei trabalhar como um ditador, precisamos virar a pagina de União, mudança é fundamental, vamos fazer um governo participativo”, disse Beto.

No comentário que postei no blog do jornalista Ivan Nunes eu disse que o ex-governador Mano está no papel dele como político e ex-governador que sabe negociar: procurar aliados, mesmo que sejam desafetos, para somar na sua campanha. Apesar de tudo, engole o desafeto como a um sapo indigesto e o coloca no grupo, coisas da política brasileira, não é de se estranhar.

O mais grave aí, na minha singela opinião de eleitora palmarina, foi o que fez Paulinho. Usou a sigla do PT até quando não serviu mais a seu ego e a sua sede de poder e depois mudou de partido. Agora, com essa atitude, jogou fora sua história política e sua credibilidade.

Para mim se igualou à maioria dos políticos que só pensa em se locupletar, no poder pelo poder e em angariar alguma vantagem para ele. O povo, na opinião dessa turma, que se lixe. Espero que o vencedor nessa eleição, seja Mano ou Beto Baia, saiba conduzir os destinos de União dos Palmares e elevá-la à categoria que merece. Tenham todos um bom fim de semana e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...