quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Câmara de Vereadores de União discute crise da Uneal


Por João Paulo Farias – O Relâmpago - Texto e Foto

A sessão ordinária desta terça-feira, 28, da Câmara de Vereadores de União dos Palmares discutiu a situação da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, que atualmente passa por uma crise fiananceira.

O diretor do Campus Universitário Zumbi dos Palmares, professor-mestre Reinaldo Sousa, esteve na Câmara, para explanar vários assuntos referentes à instituição que está em estado de greve e pedir o apoio do Poder Legislativo municipal nas atividades e reivindicações da Uneal.

Segundo Reinaldo, o Governo do Estado não tem interesse com a educação, já que a Universidade atende nos seis campi, metade dos municípios alagoanos, mas com inúmeras carências, principalmente no quadro de professores.

“O governo fecha as portas da negociação conosco, o reitor (Jairo Campos), não tem sido recebido no gabinete do governador, a greve vem sendo construída há quatro anos”, disse o diretor.

Reinaldo que esteve na Câmara junto com o representante dos técnicos administrativos, José Minervino, e mostrou aos presentes os pontos da reivindicação da instituição que foram entregues ao governador Teotonio Vilela.

Na pauta de reivindicações da Uneal estão pontos como: concurso para repor professores do quadro efetivo, já que a instituição tem uma carência de 280 profissionais; Plano de Cargos e Carreiras, que já foi elaborado, enviado ao governador, porém falta ser enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa.

Professor-mestre Reinaldo Sousa

Além desse pontos, constam na pauta a construção da nova sede da Universidade no município de Arapiraca; a construção do Campus V da Uneal em União dos Palmares, cuja a verba está orçada em um milhão e 700 mil e já está em conta.

Segundo Reinaldo, por falta da assinatura do governador do Estado, as obras não foram iniciadas. Ele explica que há mais de três anos o terreno para construção do Campus, foi doado ao Estado pela prefeitura municipal.

“Hoje o terreno com quase um hectare está sendo ocupado por famílias sem-terra”, observou o professor, fazendo um convite aos parlamentares a comparecerem as duas atividades que serão promovidas nos próximos dias, em defesa da instituição.

“A primeira será uma panfletagem no centro da cidade, na próxima quinta-feira, 30, às 10 horas. A segunda atividade será uma grande assembléia, na Assembleia Legislativa de Alagoas, no dia 19 de setembro”, explicou.

APOIOS

O presidente da Casa de Hermano Plech, vereador Bruno Praxedes (PSDB), disse que uma monção de apoio será enviada ao Campus da Uneal, no município. Ele destacou que a Câmara de Vereadores nunca se furtou em apoiar a causa da universidade.

Já o vereador Edvan Correia (Bobo) (PTB), disse ficar triste com a situação da Uneal. Ele criticou o governador Teotônio Vilela que, segundo ele, se furta em abrir espaço para ouvir as reivindicações dos professores e demais profissionais.

“Alagoas é recorde em miséria, analfabetismo e violência, por isso repudio esse governador miserável”, disse Bobo.

O vereador aproveitou a oportunidade e junto com seu colega de partido, vereador Fabian Holanda, propôs a pedir, por meio de ofício ao senador Fernando Collor, alguma ajuda para essa situação.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...