terça-feira, 14 de agosto de 2012

O desafio das mulheres

Olívia de Cássia - jornalista

São muitos e tantos os desafios que as mulheres têm pela frente, desde que assumiu ir á luta e viver independente, sem amarras, sem donos, sem imposições, a não ser as suas próprias limitações. Desde o início do movimento feminino, o grande desafio foi conquistar o mercado de trabalho, a independência e a igualdade de gênero.

O mercado de trabalho as mulheres conquistaram, hoje são a maioria, fazem movimentar a economia do País, mas no que se refere aos salários nos postos de trabalho que ocupam, muitas vezes eles não fazem jus à sua capacidade e competência.

As mulheres ultrapassaram barreiras a muito custo, nada nos foi dado de graça na sociedade. As conquistas e os espaços foram conseguidos com reivindicações, passeatas, queimas de sutiãs, com enfrentamentos, assédio moral no trabalho, machismo, falta de solidariedade e muito destemor.

Mas as mulheres ainda enfrentam um desafio maior que é se libertarem dos sentimentalismos exagerados porque com eles não conseguem denunciar seus agressores, pelo motivo de não terem se despojado de um amor sem tamanho, de um apego sem limites e vivem submissas e amarradas a seus companheiros como se eles fossem a única tábua de salvação do mundo.

Muitas mulheres, mesmo aquelas alfabetizadas e educadas em boas escolas, ainda carregam dentro de si o ranço de uma formação machista, autoritária e retrógrada e submissa e que só faz com que elas se sintam mais diminuídas e não evoluam em seus potenciais.

É preciso reaprender a viver, reeducar os sentimentos, para que mais na frente, quando for necessário, se liberte das amarras que consomem a alma e a vida. A mulher já provou que pode, deve e tem condições de se manter sem precisar de um provedor, como antigamente, quando eram obrigadas a casar para sair de casa e diminuir as despesas.

Outro desafio das mulheres é vencer e se livrar da violência que a acomete no dia-a-dia. Nosso Estado é o segundo ou terceiro mais violento do país e é preciso fazer valer a Lei Maria da Penha e enquadrar esses agressores covardes nos rigores dela.

Um homem que bate em sua companheira, seja ela namorada ou mulher, irmã, amante ou filha, não merece respeito e muito menos piedade. É preciso que os casos de violência, tortura, maus-tratos e espancamentos sejam denunciados. Não podemos mais ficar caladas. Pense nisso!

3 comentários:

Bombeiro Oswaldo disse...

Bom dia Olivia...
Notei erro de digitação na parte superior do blogger (PESIA ou POESIA).

Em relação ao Desafio das Mulheres, resume-se em algo que vai de encontro a desilusão...
Que desafio maior há para uma mulher que deseja encontrar um amor, um parceiro perfeito, para viver a vida e ser feliz!!!
Viver a vida, passar pela vida ou batalhar a vida.
Muitas estão Batalhando, buscando seu espaço. Mas será que vale o esforço, será que esse é o caminho, vivendo a vida batendo no peito dizendo sempre, isso é meu, eu conquistei...
O peito não foi feito para ser batido e sim acariciado. À partir do momento que vc escolhe a estrada da independência, vc precisa entender que vc está deixando para trás, pisoteando todo seu passado, a raiz de sua educação que envolve família, amigos, amores. Será que tudo isso vale à pena.
Provar o quê! Pra quem.
A mulher deixou de ser romântica e fiel. Hoje planeja todos seus passos, analisando os pós e os contras, tudo precisa ser calculado...
No amor não há tempo para cálculos, tudo é maravilhoso...
O descrito acima na matéria é válido apenas para as mulheres INDEPENDENTES...

Bombeiro Oswaldo disse...

Não fique brava...

São zero horas e dezenove minutos, estou sozinho.
Em minha frente uma folha de papel
esperando por minhas palavras,
não sei o que dizer...

Mas sinto que você precisa saber
como eu estou.
Você tem que saber de toda essa paixão
que ruge dentro de mim.

Abro a janela
e vejo na noite um silêncio total,
a madrugada mal iniciada,
logo virá um novo dia

e a minha solidão, vai continuar.
Há tanta distância física entre nós,
mas tanta proximidade espiritual,
neste momento minha mente vôa,

sai ligeiramente à procura de você.
Sei que dormes!
Procuro imaginar seu rosto sobre o travesseiro,
seus olhos fechados, sua boca entre-aberta.

Sinto inveja dos sonhos
que você pode estar sonhando...
Penso em correr pela noite
gritando seu nome, procurando você!!!

A brisa da madrugada vem...
Me colhe de surpresa,
Volto-me
e a mesma folha de papel ainda está ali.

Um frio me envolve e me diz
que eu preciso escrever
preciso dizer
tudo que há dentro de mim,

mas não sei...
Minhas mãos tremem,
meus olhos
enchem-se de lágrimas

mas eu escrevo em poucas linhas,
com poucas letras
tudo que tenho à lhe dizer:
" Meu amor... Eu te amo muito!!!

Abraços olívia...
A luta continua!!!

Olívia de Cássia Cerqueira disse...

kkkkkkkkkkkkkk

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...