quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Welton Roberto promove debate sobre anteprojeto do Código Penal

Advogado Welton Roberto

Por assessoria

Com o tema “Café com Direito: um olhar humano sobre o novo anteprojeto do Código Penal Brasileiro”, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Welton Roberto, promove - no próximo dia 10 de setembro - um amplo debate sobre as possibilidades de mudança na legislação penal, em um workshop que tem como público alvo jornalistas.

O evento pretende aprofundar o tema com os profissionais da imprensa que lidam - em seu cotidiano - com notícias e informações envolvendo o Código Penal. Como é sabido de todos, a matéria passa por uma detalhada discussão em todo o país em função das alterações que estão sendo propostas, proporcionando emendas ao novo anteprojeto deste mesmo Código.

De acordo com Welton Roberto, o objetivo é debater com os participantes estas alterações, além de expor conceitos do Direito Penal, eventuais aprovações e alterações de medidas punitivas. “serve como caminho para aproximar a sociedade do direito mais violento que o Estado possui, que é o Direito Penal, geralmente algoz da classe mais pobre da sociedade”, salienta o conselheiro.

Welton Roberto - que é especialista na área e foi nomeado para a comissão especial de juristas que analisam o anteprojeto - ressalta: “estou tentando democratizar a minha participação com a sociedade formadora de opinião, estudantes, profissionais e outros interessados, assim como fiz com a minha ação junto ao Conselho Federal da OAB. Quero levar - na apresentação do anteprojeto, no dia 19 - uma posição da sociedade alagoana sobre o que vem sendo discutido”.

O conselheiro federal chama atenção para a importância do debate, pois - em sua visão - “afasta alguns fantasmas e dogmas que alguns jornalistas e a sociedade de uma forma geral possuem sobre o Direito Penal; como quando se fala das brechas da lei, de que as penas são brandas, enfim. Quando na verdade sequer se conhece a dogmática penal, seus anseios e conceitos”.

Assim, o advogado sustenta a democratização de seu trabalho no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil atentando para a necessidade vital de “não levar apenas para a discussão os conceitos do jurista, mas de todo o contexto social que precisa participar ativamente do processo que definirá o novo Código Penal do país”.


Evento

Workshop Café com Direito: Café com Direito: um olhar humano sobre o novo anteprojeto do Código Penal Brasileiro

Data e Horário: Dia 10 de setembro; às 8h00

Local: Hotel Radisson

Inscrições pelo email: weltonroberto@gmail.com

Número de vagas limitadas em 40 participantes. Os inscritos devem informar o veículo de comunicação para o qual trabalham

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...