domingo, 16 de setembro de 2012

Grata surpresa

Foto de Nathalya Cerqueira
Olívia de Cássia - Jornalista

O pensador e historiador Heródoto costumava dizer que a vida é uma eterna surpresa e que quando a gente pensa que já viveu tudo e de tudo ela nos surpreende de novo com algo inusitado, inesperado.

Tenho pensado muito nessas questões, estou em ebulição de sentimentos e pensamentos. Às vezes confusos, conflitantes e inconstantes, mas avalio que esse é o diferencial, o que torna a vida tão divina e boa de a gente viver, apesar dos contraditórios e conflitos interiores que surgem.

Vivo procurando respostas para os meus questionamentos, incertezas, dúvidas e toda a sorte de sentimentos guardados, mas a vida muitas vezes nos surpreende e nos mostra outros caminhos diferentes daqueles que a gente achava que era o ideal. Estou procurando esses caminhos.

Tem situações que nos desmontam por completo e a gente pensa que está destruída, que nosso mundo acabou e não tem jeito, que nunca mais a gente vai encontrar a felicidade e a paz de espírito, se recompor, mas a gente se recompõe e retoma a rotina, com o passar do tempo.

Estou em paz. Chico Buarque, na música Roda Viva, retratou bem esse sentimento meu de agora:

“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu, a gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu...\A gente quer ter voz ativa no nosso destino mandar \Mas eis que chega a roda viva e carrega o destino prá lá\ .... A gente vai contra a corrente até não poder resistir \Na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir \Faz tempo que a gente cultiva a mais linda roseira que há \Mas eis que chega a roda viva e carrega a roseira prá lá...”.

Ainda me lembro das aulas de Português do professor Antonio Manoel Sá, no Santa Maria Madalena, na oitava série, que a gente naquela época lia, estudava e interpretava essa música e outras de Raul Seixas e mais compositores da MPB.

Foi um ensinamento para nós para o resto da vida. Aulas que não foram só de literatura e português, mas que foram lições de vida aprendidas para o resto dos nossos dias. Obrigado, professor!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...