terça-feira, 16 de outubro de 2012

Boa terça-feira!

Olívia de Cássia – jornalista

Manhã ensolarada na capital alagoana, um dia que promete ser de alegria. Os pescadores saem rumo ao mar de águas mornas e cristalinas de Maceió. Caminho pelas areias deixando pegadas, pensando na rotina de logo mais.

Meu corpo está cansado e não aguenta mais esforço físico; sinal da idade. Lá adiante, moradores da orla saem em caminhadas matinais para manter o corpo em ordem.

 Eu queria ter essa disposição para sair todos os dias até que adquirisse um pouco de resistência física.
Hoje o dia promete. Tem sessão ordinária na Assembleia Legislativa à tarde. Aos poucos tudo vai voltando à normalidade, depois da eleição. 

Os comissionados das prefeituras municipais onde os gestores não conseguiram bom desempenho nas urnas ou eleger seus candidatos, já estão de orelha em pé, preocupados com o desemprego, que é uma tragédia na vida da gente.

O ruim de se trabalhar em cargo comissionado é isso. Não se tem garantia na lei; já passei por isso.  Não adianta se desesperar. Fica aquele que o gestor eleito achar útil ou indispensável. Não adianta as pessoas plantarem discórdias: é lei e ponto.

Em União dos Palmares, a vitória do médico Beto Baía (PSD) parece que ainda não derrubou a ficha para alguns insatisfeitos. A eleição já terminou e nem assim todo mundo desarmou os palanques; continuam arengando nas redes sociais. A hora agora é a da transição democrática. Daqui a pouco o prefeito Kil entrega o cargo ao seu sucessor e boa sorte para o novo prefeito.

No próximo novembro, quando se comemora o Mês da Consciência Negra, os olhos se voltam para a Serra da Barriga. Nas redes sociais a discussão já começou. Tem gente que quer aparecer, ser mais realista do que ‘o rei’ ou quer mesmo disputar cargos.

O que eu lamento é essa briga dentro do próprio movimento negro. São grupos e tendências que não se entendem e se embrenham em discussões inócuas e  cheias de tendências duvidosas.

Zumbi e todos os quilombolas não merecem isso, pelo legado histórico que deixaram. Seria melhor esquecerem essas picuinhas e lutarem contra o preconceito racial, a falta de oportunidades para os negros, a luta do nosso guerreiro Zumbi e seus seguidores, que morreram lutando por liberdade e  por uma sociedade igualitária. Boa terça-feira!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...