sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estranha solidão...

Olívia de Cássia - jornalista

Fiz uma pesquisa e descobri que muitas pessoas sentem a mesma coisa que eu. Quando a gente está assim, sensibilizada, acha que é a única a sentir isso, mas não é. 

Existem milhares de pessoas sozinhas no mundo: eu não estou só quando me angustio e sinto esse apertinho no peito. 

Talvez esse seja o mal desse século, cada dia mais o ser humano vai se sentindo mais sozinho, isolado do mundo, apesar de um monte de gente ao seu lado, ou não. 

Sinto um nó na garganta e uma vontade imensa de chorar e sair por aí dizendo ao mundo que eu existo, que sou uma pessoa, tenho sentimentos profundos, que quero, que amo e não sou amada. 

Como é estranha a solidão de quem ama unilateralmente. É como se algo tivesse faltando em nossa vida para nos completar. 

Mas não estou reclamando da vida, nem da minha sorte. Pelo contrário, agradeço a Deus todos os dias pelo meu lento caminhar, mesmo que já bastante cambaleante por causa da ataxia.  

Não é a falta de Deus no meu coração, isso o que estou sentindo agora,  é a falta de um carinho, de um conforto, de um ombro amigo para desabafar minhas dores. 

A angústia é uma sensação psicológica, causada talvez pelo não desabafo dos sentimentos, pela insegurança, uma dor que dói sem doer e fere a alma da gente. 

Dizem os estudiosos que na moderna psiquiatria a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.

Mas eu não vou me deixar levar por isso, já passei situações piores e venci. As minhas angústias sempre precedem alguma coisa. 

É como se meu corpo estivesse me alertando para algo que aconteceu ou vai acontecer comigo, sempre é assim. 

Pode-se dizer que o sentimento de angústia é um conflito existente dentro da gente. É como se metade do corpo quisesse algo e a outra metade tivesse alertando para que eu tenha cuidado. 

É assim que eu a entendo e é assim que me sinto agora. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...