sábado, 17 de novembro de 2012

Deputado JHC recupera o mandato


 Foto de Olívia de Cássia
Por Olívia de Cássia, com agências

Uma liminar concedida pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lássio, concedeu ao deputado estadual João Henrique Caldas (JHC), do PTN, o direito de ser reconduzido ao cargo na Assembleia Legislativa (ALE). 

A ação cautelar ainda terá o mérito julgado, mas até segunda-feira, dia 19, sua recondução pode seja aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pela própria ALE.

O deputado JHC foi afastado do cargo na Assembleia Legislativa pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas por alegação de “abuso de poder religioso”. 

Com o afastamento de JHC, quem assumiu foi o deputado Arnon Amélio (PRTB), que tomou posse, mas teve pouco tempo como deputado estadual, já que a cadeira agora volta para João Henrique Caldas, por  liminar.

 “O TSE me reconduziu nesta manhã ao mandato que me foi tirado de forma injusta, irresponsável e injustificável. Estou muito feliz com o apoio da sociedade de Alagoas, muito mesmo! Estou surpreso com a repercussão e acima de tudo, muito feliz", disse JHC.

O deputado também agradeceu o apoio recebido da sociedade alagoana: "Queria aqui externar pra cada amigo que me fortaleceu durante esse período. Mesmo que seja pra passar por tudo de novo, estou disposto. O mais importante foi que a sociedade não se omitiu nem negligenciou os fatos. Foi vigilante a todo o momento. Obrigado a todos vocês!”, disse o deputado no Facebook.

João Henrique deve esperar o julgamento do mérito, mas com o mandato. Os advogados estão confiantes na reversão da decisão que foi tomada em instância local, quando o parlamentar do PTN teve o mandato cassado por 4 a 3. Quem desempatou foi a presidente do TRE/AL, a desembargadora Elizabeth Carvalho, após pedir vistas.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...