quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que vale na vida


Olívia de Cássia - jornalista

A vida vai passando e a gente aprende a não se humilhar, a não querer em vão o que não vale a pena,  a não se conformar com as injustiças e a lutar contra o egoísmo. Os nossos egoísmos internos e os dos outros.

Tem dias que estou saudosa. Sinto falta da presença do meu pai ainda, mesmo já tendo se passado 14 anos de sua partida. 

A presença dele ainda é muito forte em minha vida. Quando eu ia aos fins de semana para União, eu sentava no pé da cama e conversava com ele sobre os meus planos.

Meu pai ria das minhas pretensões, das nossas conversas e brincava comigo;  não era de me desestimular na profissão e na vida, mas nas entrelinhas me deixava entender que minha sobrevivência ia ser difícil. Meu pai ainda me faz muita falta.

São muitas as lembranças e lutas diárias que tenho. A gente aprende, com o passar dos anos que não adianta supervalorizar problemas. Eles existem para ser resolvidos e o que não pode ser resolvido como diz um amigo meu não é mais problema.

Venho traçando algumas metas para mim, tentando me educar e me vigiando, sempre. Já me desesperei muito por causa da sensação de impotência diante dos problemas da rotina e dos atropelos que aparecem no meu dia-a-dia. Me sinto sem condições de resolver.  

As decepções doem muito, mas quando passa nos servem de lições e aprendizado. O tempo é o melhor remédio, como diria minha mãe. Sinto falta de muita coisa, mas tento preencher essa lacuna da melhor forma que eu posso.

Felizmente, tenho aprendido que não vale mais a pena ficar insistindo com o que não importa. O que vale na vida é a gente se dedicar às coisas que nos tragam aprendizado e bem-estar,  tentar viver da melhor forma possível, sem traumas, com suavidade e sem sofrimento.

Tem dias que me ponho assim saudosa dos que já se foram, saudosa de mim. Ainda bem que tenho do que me lembrar, para preencher meus dias e não torná-los vazios. Tento dar o melhor encaminhamento à minha vida tão atrapalhada e tão carente de mim.


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...