terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ronaldo Medeiros apresenta projeto que valoriza cultura e inclusão social


Olívia de Cássia – Ascom
 
Um projeto de lei do deputado Ronaldo Medeiros (PT) considera de utilidade pública a Associação Cultural de Artes Circenses Moema Jatobá Lôbo (Sua Majestade o Circo), entidade que tem o objetivo de consolidar o pleno exercício da cidadania, da solidariedade, com fundamento ético por meio de ações educativas circenses, para jovens em situação de risco.

Segundo o deputado Ronaldo Medeiros, o projeto tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e humano, “utilizando a cultura e a arte do circo como elemento central de uma atuação voltada para a geração de múltiplas oportunidades de formação integral e coletiva para crianças, adolescentes e jovens das classes populares, em situação de risco”, observa.

O petista destaca que a apresentação do projeto na Casa de Tavares Bastos se deu por entender que é grande o número de crianças e adolescentes carentes de inclusão, destituídos de seus direitos fundamentais e em atenção a uma solicitação da entidade.
Ele argumenta que o processo da arte-educação pelo circo é realizado a partir de ação de qualidade que gera a construção do sujeito e a melhoria das condições vitais.

“Também por reconhecer que a entidade tem um compromisso com a educação inclusiva, a promoção da paz, dos direitos humanos, da democracia, da valorização do meio ambiente e do resgate da autoestima, por meio de apresentações realizadas a partir do aprendizado e de artes circenses”, observou.

O Projeto Sua Majestade o Circo é ligado à Rede Circo do Mundo Brasil, que é integrante do Projeto Social do Cirque du Soleil, situado em Montréal, no Canadá. A entidade também é parceira da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase\SAAP) e da Universidade do Circo\Grande Circo Popular do Brasil.

A mensagem do deputado do Partido dos Trabalhadores foi  protocolada na Assembleia no dia 26 de outubro e Medeiros disse que espera que seja aprovado pelos demais parlamentares, “pela preocupação que tem com a inclusão social para os cidadãos alagoanos e, se for aprovado, trará benefícios para a cidadania no Estado, especialmente para crianças, adolescentes e jovens em situação de risco”, disse Medeiros.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...