quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tudo pronto para o Prêmio Braskem de Jornalismo


Melhores da imprensa alagoana serão homenageados no sábado

Fonte: Sindjornal

Cerca de cem jornalistas de Alagoas aguardam com ansiedade o resultado do Prêmio Braskem de Jornalismo, cujo anúncio será no próximo sábado (24), durante festa na casa de eventos Vox Room.  A solenidade, que terá início às 21 horas, vai reunir cerca de 600 convidados, entre profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação e autoridades.
Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o prêmio voltou a contar este ano com uma comissão julgadora de renomados profissionais, a exemplo de ADRIANA LACCIA (chefe de pauta da TV Câmara de São Paulo), JONNE RORIZ (repórter fotográfico e editor assistente de fotografia do jornal O Estado de São Paulo), CELSO KINJÔ (coordenador de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo), VALCI ZUCULOTO (diretora da Federação Nacional dos Jornalistas), JORGE FÉLIX (Editor do blog Poder Econômico do Portal IG), BETH ALVES (jornalista da CDN Comunicação Corporativa-SP), e os professores de jornalismo RONALDO BISPO e SIVALDO PEREIRA (Ufal), ROGÉRIO XAVIER E JORGE VIEIRA (Cesmac), e RICARDO MORESI E NASSON PAULO (FITs).
Esta é a 23ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo. Criado em 1989, com o patrocínio da Salgema Indústrias Químicas – atual Braskem, ele é considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano. Na edição deste ano participam cerca de 100 jornalistas, ligados a 15 veículos de comunicação e a algumas instituições que possuem assessoria de imprensa. Ao todo foram inscritos 219 trabalhos.
O Prêmio Braskem de Jornalismo 2012 premiará os autores das melhores reportagens produzidas em Alagoas entre outubro de 2011 e outubro 2012, além de trabalhos estudantis e de assessoria de imprensa. Participam repórteres, editores, produtores, diagramadores e outros profissionais da área do jornalismo. 
Eles atuam na TV Gazeta, Tribuna Independente, TV Pajuçara, O Jornal e Gazeta de Alagoas, entre outros veículos. A empresa com mais trabalhos inscritos será agraciada com um troféu.
Os jornalistas concorrem em onze categorias: Reportagem de TV, Reportagem Impressa, Fotografia, Diagramação, Webjornalismo, Informação Esportiva, Informação Econômica/Política, Informação Cultural/Turística, Radiojornalismo, Reportagem Cinematográfica e Assessoria de Imprensa. Estudantes de jornalismo concorrem na categoria especial Prêmio Freitas Neto.
O vencedor de cada categoria receberá troféu e uma premiação em dinheiro. Serão distribuídos R$ 39.500,00 com os ganhadores, incluindo o vencedor da categoria principal, que é o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo.   
Também será homenageado no sábado o professor e pesquisador alagoano José Marques de Melo, que receberá dos jornalistas alagoanos a Medalha Denis Agra.  A homenagem é um reconhecimento à vida profissional, à retidão de caráter e ao esforço pessoal dedicados pelo professor ao ensino, à prática e à pesquisa da comunicação, que contribuíram para a formação de várias gerações de jornalistas.
Natural de Palmeira dos Índios, José Marques de Melo começou a trabalhar como jornalista em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas. Depois passou a atuar em veículos de comunicação de outros estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. 
A partir de 1966 iniciou sua carreira acadêmica, na qual começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Atuou como professor/pesquisador em várias universidades do mundo, tendo publicado vários livros e estudos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, entre várias outras ocupações e cargos que ocupa.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...