segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Olívia de Cássia – jornalista

O ano está terminando e com ele vamos encerrando um novo ciclo em nossas vidas. Então é Natal, é tempo de fazer as pazes conosco e com o próximo, de pedir perdão a quem ofendermos e de desejar boas festas para todos. 

Um tempo de magia, que assim deveria ser durante todo o ano. É em dezembro, mês de celebração do nascimento de Jesus Cristo, que a gente fica mais saudosa dos pais, parentes e amigos que já não estão mais nesse plano.

E nos pomos a pensar que poderíamos ter sido uma pessoa melhor, mais tolerante e amorosa e ter desfrutado momentos ainda melhores na companhia dessas pessoas queridas. Na próxima terça-feira o mundo cristão se dobra, novamente, à tradição e se confraterniza em família e entre amigos pela chegada do Natal.

Nessa época do ano, as cidades se vestem de luzes para celebrar uma das datas mais lindas da história da humanidade. Os lares e as comunidades se enfeitam e se preparam para a ceia.  É tempo de reflexão e de união. Tempo de paz. O mundo está precisando dela para que não haja tanto ódio entre os povos.

Nessa época do ano, a gente se despoja um pouco do ceticismo e passa a ser mais emotivo, passa a ter muito mais sentimentos e emoções. Esse espírito de despojamento e de solidariedade devia acompanhar todo mundo o ano todo.

Desejos de um mundo sem violências, sem fome, sem misérias, um mundo de solidariedade entre os povos, de união e paz. Solidariedade deveria ser um sentimento que envolvesse a humanidade o ano todo. Eu ainda tenho a estranha mania de acreditar nas pessoas e na vida e avalio que poderemos ser melhores se semeamos boas sementes.

Para cada pessoa o Natal tem um significado diferente. Para uns ele traz boas lembranças, alegrias, convivência em família; para outros traz más recordações. A época natalina e a que antecede a chegada do novo ano modificam os ares da nossa vida social, o que indica que, mesmo indiferente, toda pessoa sente os efeitos das festas de fim de ano.

Na sociedade de consumo em que vivemos as pessoas já nem se lembram do verdadeiro significado da data.  A simbologia do Natal está em cada um de nós que realiza um sonho, em cada vida construída, na solidariedade que a gente pratica e na bondade do coração.

Fazendo um balanço do que vivemos em 2012, este ano foi de muitos desafios e dificuldades para nós que fazemos jornalismo em Alagoas. Não é fácil exercer a profissão abraçada com amor, carinho e dedicação, quando temos salários ainda não condizentes com a profissão que assumimos.

Além disso, o  fechamento de veículo de comunicação como foi com O Jornal, más condições de trabalho nas redações e uma qualidade de vida não tão ideal foram fatores que nos perseguiram esse ano, mas devo dizer que agradeço a Deus por cada coisa vivida, cada desafio assumido e pelo trabalho que tenho.

O próximo ano será de muitas esperanças e expectativas e espero que os prefeitos eleitos consigam fazer um bom governo para nossos municípios, trabalhando com honestidade, usando o dinheiro público corretamente e investindo na qualidade de vida das populações. Precisamos disso.

Um bom e feliz Natal  para todos e que o Ano-Novo seja de boas novas, de paz e harmonia. Desejos do blog. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...