segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Secretário de Cultura de União faz balanço das atividades da pasta


Foto Clezivaldo Mizel
“Fizemos, junto com os segmentos culturais, uma revolução cultural em nosso município”, diz Elson Davi


Olívia de Cássia – Repórter

Recentemente condecorado com a Comenda Zumbi dos Palmares, pela Câmara de Vereadores de União, ‘pelos relevantes serviços prestados à cultura no município’, entusiasta da cultura palmarina, o secretário Elson Davi da Silva Cardoso se despede da Secretaria fazendo um balanço para o blog das realizações no período de 2009 a 2012, na gestão do prefeito Areski Freitas (PTB).

Entre as ações realizadas, ele destaca o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura, com a apresentação à sociedade do primeiro Plano Municipal de Cultura, efetivamente produzido no Estado de Alagoas, em sintonia com a Política Nacional de Cultura.

Segundo Elson Davi, o processo de discussões e trabalhos foi liderado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal e as entidades culturais do município.

“Estou muito feliz por ter  finalizando este primeiro momento do SNC. Ser o primeiro Plano Municipal do Estado de Alagoas é uma responsabilidade muito grande”, afirmou o secretário, que deixará a pasta em 2013.

Elson Davi disse que se sentiu muito gratificado em exercer o cargo de secretário do município na gestão do prefeito Areski Freitas e destaca que todas as ações realizadas na pasta foram iniciativas da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto José Marcelo
“Tornamos a cultura uma política de governo, por isso, confeccionamos as estátuas em homenagem a Zumbi dos Palmares na entrada da cidade e na Praça da Alimentação e a estátua Capoeira Quilombola, próximo à Praça Frei Damião, em homenagem a nossa capoeira”, ressalta.

Também foi inaugurado na gestão do secretário o Memorial Jorge de Lima, o Centro Arqueológico Palmarino, a Biblioteca Municipal Maria Mariá, junto à Fundação Biblioteca Nacinal – Minc e a Casa Maria Mariá.

 “Levamos cultura para as escolas por meio do Espaço Cultura Acotirene, projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Em 2009 instituímos o Mês da Consciência Negra, ampliando o diálogo com as diversas manifestações culturais e chamando à responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural Palmares para a importância do nosso Quilombo dos Palmares e do nosso herói Zumbi”, destaca o secretário.

O Som na Praça é outro projeto destacado por Elson Davi. “Foi outro evento de grande repercussão, colocou União dos Palmares na rota da música nacional, espaço para os artistas locais, momento de homenagem para palmarinos e palmarinas ilustres, além de promover o lazer a família”, disse ele.

Da mesma forma que o município foi alinhado à política estabelecida pelo Ministério da Cultura aderindo ao Sistema Nacional de Cultura, porque atendeu a todos os requisitos dessa adesão, a médio e longo prazo, segundo o secretário,  poderá receber recursos federais para investir no setor, que se dará por meio do Fundo Nacional de Cultura para o Fundo Municipal.

“Construímos um diálogo com representantes da nossa cultura e sociedade, por meio do nosso Plano Municipal de Cultura, o primeiro do Estado de Alagoas. Mudamos o comportamento, o olhar diante que a sociedade tinha da Secretaria Municipal de Cultura, do movimento cultural que são os verdadeiros protagonistas na nossa cultura”, ressalta entusiasmado.

Formado em Ciências Sociais, Elson assumiu a pasta da Cultura com grandes desafios no município considerado o celeiro da liberdade.

“Sinto-me gratificado. Fizemos, junto com os segmentos culturais, uma revolução cultural em nosso município, revendo posturas e conceitos, entendendo cultura não só como uma expressão artística, mas também como economia criativa, como um instrumento eficaz de inclusão e transformação social”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...