domingo, 20 de janeiro de 2013

Católicos palmarinos reverenciam Santa Maria Madalena, na procissão do mastro

Fotos: Olívia de Cássia

Olívia de Cássia – Repórter

Aconteceu na tarde deste domingo, 20, em União dos Palmares, a tradicional procissão do mastro da festa de Santa Madalena, que percorreu várias ruas da cidade até chegar ao seu destino final:  a Praça Basiliano Sarmento, em frente à igreja Matriz.

A procissão do mastro é uma parte das comemorações à santa, que se estendem por nove noites de festas, até o dia 2 de fevereiro, quando acontece a procissão das charolas dos santos. Este ano o tronco de árvore foi doado pelo Grupo João Lyra; tradicionalmente é doado por algum fazendeiro do local.

De manhã e antes da procissão, muitos fiéis foram à Rua Juvenal Mendonça, local de concentração da procissão, para enfeitar o mastro com fitas e pedidos diversos: de saúde, de paz, pedido de emprego e outros.

Durante a procissão do mastro muita gente estranhou alguns itens que não eram obedecidos nos anos anteriores.
Os cavaleiros ficaram apostos, em ruas vicinais, à espera da procissão e não ficaram no meio do povo, assustando algumas pessoas na concentração.

Também os motoqueiros e ciclistas ficaram formados e à espera que passasse a procissão para acompanhar no final. Foi mais organizada, embora algumas pessoas tenham avaliado que havia menor quantidade de pessoas. Mas o que se viu, na Praça Basiliano Sarmento, foi um imenso mar de pessoas.

Nas imediações do supermercado O Globo, no Centro da cidade, houve um princípio de tumulto porque disseram alguns policias se postaram para mudar o percurso do cortejo, não se sabe ainda o motivo, mas os fiéis invadiram o espaço e a procissão seguiu seu curso normal, embora algumas pessoas tenham se atrapalhado e mudado de rota.

Quando terminou o erguimento do mastro e antes mesmo disso, a Avenida Monsenhor Clóvis já estava lotada, com os tradicionais passeios de cavaleiros e amazonas e jovens consumindo bebida alcoólica, com carros de som bem alto. Cada ano essa prática se multiplica.

Mas o que vale para todo palmarino nessa época é a renovação da fé, o agradecimento pelas graças alcançadas, a renovação dos pedidos para alguns e a crença e respeito pela homenageada.
Dizem alguns estudiosos que Santa Maria Madalena era uma mulher poderosa e que pelo seu acesso e amor a Jesus Cristo, influenciou muitas decisões que ele tenha tomado.

A festa de Santa Maria Madalena tem um diferencial; são quatro procissões: a de hoje, que abre os festejos; dia 23 a procissão luminosa da bandeira da santa, que este ano foi doada por Cleria Lilian e será erguida no mastro, a do dia 2 e novamente no dia 3 outra procissão luminosa, quando a bandeira de Santa Maria Madalena é retirada do mastro e é devolvida à paróquia.

Na noite de hoje, a partir da meia noite, show de Alcimar Monteiro, no Posto Vegetão , na festa dos Carroceiros do Amor. A cidade ainda está bastante movimentada até essa hora. 

O que se espera é que todas as brincadeiras e diversões ocorram sem violência e com a paz que Santa Maria Madalena merece.


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...