sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeitura de União garante ao MPE pagamento de servidores


Foto: João Paulo Farias

Fonte; Gazetaweb

O Núcleo de Defesa do Patrimônio Público recebeu na tarde desta sexta-feira (18) representantes da Prefeitura de União dos Palmares e dos servidores públicos municipais para tratar do atraso salarial de dezembro de 2012. Na audiência, o prefeito Carlos Alberto Baia, o Beto Baia, garantiu aos promotores José Carlos Castro e Tácito Yúri de Melo que priorizará o pagamento dos servidores sobre todas as demais despesas prescindíveis do município.


De acordo com os servidores, o atraso salarial ocorre em todas as áreas do serviço público de União dos Palmares, inclusive na educação, mesmo após o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Prefeitura alegou que a gestão anterior deixou como herança diversos problemas, como irregularidades na folha de pagamento, falta de pagamento a fornecedores, falta de pagamento de empréstimos consignados e inexistência de recursos. Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios também teriam sido bloqueados no dia 10 de janeiro.

Levantamento de irregularidades

Diante da cobrança do Ministério Público Estadual (MPE) pela transparência da gestão pública do município, o prefeito Beto Baia se comprometeu a fazer um levantamento das irregularidades encontradas na administração anterior, situação dos bens e documentos públicos e realidade financeira do Município. A Prefeitura encaminhará um relatório com as irregularidades e seus responsáveis ao MPE no prazo de até 30 dias.

Esperamos que o município faça a auditoria da folha encontrada, de modo a identificar a relação de servidores contratados e comissionados, assim como das gratificações pagas, para regularizar a situação diante do que a legislação permite”, disse o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Castro.

O prefeito Beto Baia também garantiu que colocará à disposição dos servidores públicos os dados sobre as finanças municipais, de forma a conferir o acesso às despesas e receitas de União dos Palmares. Além do prefeito e dos servidores, estiveram presentes o secretário de Finanças, a secretária da Saúde e o procurador-geral do Município. (Reproduzido de O Relâmpago)
 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...