sábado, 19 de janeiro de 2013

Procissão do mastro de Santa Maria Madalena será neste domingo


Foto de João Paulo Farias-arquivo 2012
Por Olívia de Cássia, com João Paulo Farias
Neste domingo, 20, a partir das 16h, acontece em União dos Palmares a tradicional procissão do mastro da Festa de Santa Maria Madalena, evento que promete reunir mais de 15 mil fiéis católicos palmarinos.
A procissão sairá da Rua Juvenal Mendonça, como já é tradição, conhecida como Rua do Castelo Branco, e percorrerá cerca de três quilômetros até chegar ao seu destino final: a Praça Basiliano Sarmento, onde receberá no dia 23 a bandeira da festa.
Segundo a organização do evento, este ano foi montando um sistema de segurança especial, para não ocorrer acidentes, pois o mastro tem mais de 21 metros. Já teve ano que na hora do erguimento do tronco houve problema.
A procissão do mastro faz parte da tradição religiosa do município e da programação da principal festa do calendário turístico-religioso da região dos quilombos. Este ano a festa completa 178 anos.
A procissão faz o percurso, tradicionalmente, pelas ruas: Abílio Gomes, Tavares Bastos, Rui Barbosa, Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Rua Edgar Sarmento, Rua Presciliano Sarmento, Rua Correia de Oliveira, terminando na Praça Basiliano Sarmento.
O trajeto do ato religioso pode ser feito em 29 minutos a pé, pois os fiéis quase que correm, tal o peso da madeira, ou sete minutos de carro. O mastro é um tronco de madeira doado por algum fazendeiro do município; este ano a doação da madeira foi da Usina Laginha.  

É no mastro que será hasteada a bandeira de Santa Maria Madalena, no dia 23, e fica lá até o dia 3 de fevereiro. No dia da procissão, centenas de fiéis vão até o local onde a árvore foi cortada e antes da saída do cortejo colocam assinaturas e fazem preces e orações pedindo proteção à santa para o ano todo.

Antes do cortejo, depois da bênção do pároco da cidade, os fiéis pegam a madeira e saem quase que correndo pelas várias ruas de União dos Palmares carregando o tronco, até chegar à Praça Basiliano Sarmento, local onde é erguido o mastro, em frente à Igreja Matriz, onde também acontece a programação festiva do evento, com bingos, shows de bandas.

Este ano a organização quer resgatar um pouco a tradição com os leilões de produtos comestíveis nas mesas e outras gratas surpresas para os palmarinos e visitantes. 

Seguindo a tradição centenária, o mastro é carregado nos ombros, por homens, como forma de penitência por alguma graça alcançada e é acompanhada pelos demais a pé, de moto, bicicleta, de cavalo, a pé ou de carroça.

 O que se observa em União dos Palmares é um misto de fé e devoção por parte dos palmarinos à sua padroeira. A procissão do mastro é importante para os festejos da cidade, pois recebe milhares de palmarinos e visitantes, simbolizando o início do maior evento turístico religioso da Zona da Mata alagoana, a Festa de Santa Maria Madalena.

Mas quando termina o ato religioso, a Avenida Monsenhor Clóvis se transforma num ritual pagão e dezenas de jovens, alterados por bebidas alcoólicas, fazem exibições em cima dos cavalos suados, já cansados do percurso da procissão, muitas vezes se transformando em atos violentos.  Este ano, depois do evento estão previstos shows e eventos na cidade.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...