terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Viva Santa Maria Madalena!


Olívia de Cássia – jornalista

Em União dos Palmares, nessa época do ano, católicos palmarinos homenageiam sua padroeira, Santa Maria Madalena, há 178 anos. A festa começou com o erguimento do mastro no dia 20 e as comemorações vão até o dia 2 de fevereiro, com a procissão das charolas.

A gente aprendeu na escola que toda a gleba de União dos Palmares pertence a Santa Maria Madalena, doada por fazendeiros. Mas foi o português Domingos de Pino quem construiu a primeira capela do local dedicada a ela e a povoação teve como primeiro nome o da padroeira.

União dos Palmares é o único município que se conhece onde as terras pertencem a uma santa. Muita gente só conhecia e só conhece a história de Madalena pelo o que nos foi passado na tradição católica: que era teria sido uma prostituta arrependida, seguidora de Jesus Cristo.

Maria Madalena teria nascido em Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia. A vida de nossa santa padroeira é um mistério e sei que depois desse artigo muita gente vai me criticar.  
Segundo alguns historiadores, o rótulo de prostituta não existia até o século VI, “quando sua memória começou a ser, digamos, desconstruída por uma Igreja que não queria saber de mulheres”.

A imagem de Madalena só teria sido reconstruída pelo Vaticano em 1969. O que a gente conhece é uma história preconceituosa a respeito dela, repassada por documentos escritos por homens que não queriam dividir o poder da igreja e nem repassá-lo para uma mulher.

Maria Madalena é uma das personagens mais enigmáticas do Novo testamento e existem poucas citações a seu respeito lá. Muita gente só despertou para sua história a partir do livro “O Código Da Vinci”, onde Dan Brown, o autor da obra, despertou enorme curiosidade, desagradando à igreja e a muitos seguidores.

Segundo esses estudiosos, que de um tempo para cá se debruçam sobre a história dessa misteriosa mulher, a Igreja Católica, por ser patriarcal,  teria espalhado o boato da prostituição, para omitir a importância de Maria Madalena na história.

Os Evangelhos de Maria Madalena são outro mistério que foram omitidos da história e pouco se sabe a respeito.

Na resenha de apresentação do livro ‘A verdadeira história de Jesus e Madalena’, romance de Margaret George, o site Geração Book, no link http://www.geracaobooks.com.br/releases/?id=27, diz que “Os livros gnósticos (que a Igreja Católica não aceita) revelaram que Maria Madalena, além de ser a discípula (ou apóstola) preferida de Jesus, possuía dons espirituais que Jesus respeitava, motivos que a tornaram especial e muito próxima a ele”, observa o texto.

Nasci e me criei na Igreja Católica, não sou praticante e não sou tola ao ponto de acreditar em algumas lendas que a igreja tratou de espalhar aos fiéis. A igreja continua pregando o celibato, mas está perdendo fiéis por conta de posturas conservadoras e intransigentes que assume e faz vista grossa, muitas vezes, para os casos de pedofilia e de sexo clandestino, denunciado há tantos anos.

A gente não pode deixar de observar essas questões polêmicas e discutíveis no nosso meio, bem como os equívocos cometidos pela igreja ao longo dos séculos. Eu tenho minha visão crítica a respeito de muitas questões ainda, mas também não aceito que pessoas de outras religiões faltem com o respeito às nossas crenças, pois costumo respeitar todas as religiões.

Santa Maria Madalena merece todo o nosso respeito e nossa devoção, muito mais agora que começamos a descobrir o quão forte ela era e tão importante na vida de Jesus Cristo. Salve nossa padroeira, salve Santa Maria Madalena!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...