terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ativistas sobem a Serra da Barriga para fazer vigília

Foto de Olívia de Cássia - arquivo

Atividade denominada de Angola Janga lembrará o fim do Quilombo dos Palmares

Por Olívia de Cássia, com informações da assessoria

Um grupo de ativistas, formado por estudantes e profissionais liberais, organizado pela representação da Fundação Palmares em Alagoas, subiu a Serra da Barriga na noite desta terça-feira, 5, para fazer uma vigília no local na  segunda edição do evento  "De volta para Angola Janga",  atividade criada para lembrar o fim do Quilombo dos Palmares.

A última batalha no Quilombo dos Palmares aconteceu em 6 de fevereiro de 1694 e este ano o quilombo completa 416 anos de fundação e 319 de sua derrubada. A FCP colocou ônibus saindo de frente a prefeitura a partir das 22h30. A caminhada iniciará no 1º  primeiro estacionamento à 0h, café da manhã às 5h.

Segundo os militantes do movimento negro, o ‘De volta para Angola Janga’ será um momento de reflexão. O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século, tornando-se o maior centro de resistência negra no colonialismo.  

O local foi erguido e habitado por africanos de diferentes etnias no Brasil  e batizado por eles de Angola Janga, que significa “pequena Angola”. Foi neste lugar que negros, índios e fugitivos da Justiça se refugiaram por décadas até sua derrubada pelo comandante Domingos Jorge Velho, contratado pelo então governador de Pernambuco.      

Segundo Genisete Lucena, secretária de Cultura do município e ex-representante da Fundação Palmares, a celebração que acontecerá na Serra da Barriga será a oportunidade de se  refletir a luta do povo negro por justiça e liberdade em busca de uma sociedade verdadeiramente democrática. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...