sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

É festa, é alegria, é Carnaval...

Olívia de Cássia – jornalista

Sempre fui muito festeira e desde criança costumava ir para o Carnaval, em  União dos Palmares, levada pela minha tia Ozória Paes de Freitas. A cidade nessa época ficava toda decorada com motivos dos festejos de Momo e a Palmarina era decorada com muitas cores e esmero.

Na rua os carros enfeitados, jipes desfilavam com a gente brincando, jogando amido de milho, água nas bisnagas. Os bobos mascarados caminhavam desde as primeiras horas da manhã naquela época. Quem disse que em União não tinha Carnaval?

O Carnaval é uma grande marca da cultura brasileira e é preciso fazer um resgate disso nas escolas.  É uma das que festas que eu mais gosto, é uma explosão de alegria e como a própria tradição já diz, é festa para a gente se despojar de tudo, não esquecendo de aproveitar cada minuto, com responsabilidade.

Mas os encantos da festa de Momo foram minguando, principalmente em nosso Estado, diferente de como era antigamente; é preservado em outros estados como Pernambuco, a quem eu rendo todas as reverências.

Até o bloco Pinto da Madrugada, que foi criado para preservar a tradição, em Maceió,  teve dificuldade para sair nas prévias deste ano.  Estamos precisando em Alagoas de grupos ligados à cultura e gestores que se interessem pelo resgate da fantasia, da alegria, das cores, da tradição.

A grande festa do povo este ano no Estado será mais diferente ainda em alguns municípios, que tiveram a festa cancelada por conta da crise que se abateu nas prefeituras, a exemplo de União dos Palmares. É preciso voltar os antigos bailes noturnos e matinés, como se fazia antigamente.

No Rio de Janeiro, já tem um tempinho que os bailes de Carnaval estão voltando e muita gente não dormia, assim como o faz com as escolas de samba,  hoje, só para ver na televisão aqueles desfiles pomposos das fantasias criadas pelos carnavalescos famosos como Clóvis Bornai.

O Carnaval do Rio de Janeiro não é só de escolas de samba e já teve muito glamour antes que as escolas dominassem a Marquês de Sapucaí, mas tem muito bloco pelas ruas também.

Em Pernambuco, com destaque para Recife e Olinda, a tradição fala mais alto: frevo no pé, maracatus, cirandas e outras manifestações folclóricas. Dá até um arrepio quando vejo tudo aquilo.É lindo de se assistir. 

Em Maceió inventaram  que a cidade não tinha tradição de Carnaval e a capital alagoana foi vendida para o turismo como local de  repouso. A maioria passou a migrar para os balneários como Barra de São Miguel: uma pena.  

É preciso fazer um resgate histórico também em União dos Palmares e fica aqui a minha sugestão para o próximo ano, para Ladorvane, Silvio Sarmento, Secretaria de Cultura, prefeito, Secretaria de Turismo  e outras pessoas abnegadas que queiram e podem contribuir para que a gente reviva os bons carnavais da nossa Associação Atlética Palmarina, embora que fisicamente no momento isso não seja mais possível.

Que todos brinquem um Carnaval com alegria, fantasia, esperança e responsabilidade. Muito frevo no pé, álcool com moderação e não se esqueçam da prevenção se forem arriscar uma paquera.  E viva o Zé Pereira!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...